O Colégio Marista Dom Silvério (MG)tem a responsabilidade e a missão de oferecer um ambiente seguro para as crianças e os jovens confiados aos espaços da Instituição. Diante dos episódios ocorridos nos últimos tempos, a Unidade implementou o Programa Escola Segura, idealizado pelo Marista Centro-Norte, com o intuito de auxiliar a comunidade escolar, proporcionando mais segurança e agilidade na tomada de decisões e na promoção da cultura da paz e da segurança escolar.
Nesse contexto, aliado ao lançamento do Programa Escola Segura, foi criada uma série de iniciativas de prevenção, educação e segurança, como a atualização da Política de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes, a criação de uma cartilha #NãoCurtoBullying e a formação das equipes gestoras, administrativas e pedagógicas. Além da nova edição da Escola de Pais, foram feitas quatro lives com especialistas nos temas atuais e de apoio formativo para nossas famílias.
Também conectados com essa premissa, no dia 19 de abril, os estudantes do Colégio e toda e equipe escolar participaram de um momento de sinergia, com a promoção da cultura de paz e dos valores Maristas. O Dia da Paz na Escola proporcionou diversas atividades, momentos de oração, música e outras expressões artísticas e culturais. A data marcou a celebração, entre estudantes e educadores, de atitudes pessoais e coletivas de convivência fraterna e harmoniosa.
Para Vanderlei Soela, diretor da unidade, o zelo para com todos que ocupam o espaço escolar sempre foi uma prioridade do Colégio. “No que tange à segurança, diversas práticas são adotadas diariamente em nossa escola: sistema de controle de entrada e saída, com catracas e biometria; sistema de câmeras de monitoramento das principais áreas, internas e externas. Além disso, adotamos um controle ainda maior nas principais entradas – especialmente na Rua Lavras e na rampa do Estacionamento. Durante o período das aulas, as entradas ficam fechadas, sendo permitido o ingresso dos interessados somente após a liberação dos profissionais da escola. Ao mesmo tempo, como ação da Polícia Militar, temos recebido visitas de rotina, inclusive nas áreas internas da escola”, afirma Vanderlei.
Redes Sociais
Em consonância com a Campanha + Proteção do Comitê de Proteção e Escola de Pais, o Colégio Marista Dom Silvério (MG)elaborou uma série de peças (cards, stories e e-mails marketing) com diversas iniciativas de prevenção, educação e segurança para fomentar o projeto. Temas como “Tudo começa com o diálogo”; “Atenção aos pertences dos seus filhos”; “Dicas de atividades para fazer em família”; “A participação da família na vida do estudante”; “Redes sociais: o papel da família”; “Minha família não aceita fake” já estão sendo postados e enviados para os pais desde o dia 18 de abril.