Nos dias 25 e 26 de setembro, o Colégio Marista Pio XII realizou o II Congresso Marista de Educação e Sustentabilidade, cujo tema, “A Vida Terrestre”, destacou a preservação dos ecossistemas. Oficinas e momentos culturais, protagonizados por estudantes, reforçaram o compromisso da escola com a sustentabilidade.
Importância da temática do meio-ambiente na educação
O evento contou com palestras de especialistas, como o professor Carlos Pérez, que abordou a importância dos manguezais, e a professora Angélica Uejima, que tratou dos desafios de conservação do agreste pernambucano.
O professor Thiago Batista, responsável pelo Congresso, destacou a relevância da iniciativa: “É um projeto que perpassa por habilidades e competências das matrizes maristas de educação, colocando em prática uma aprendizagem significativa e tornando os nossos educandos cada vez mais críticos e protagonistas no desenvolvimento de estratégias para resolução dos problemas socioambientais.”
Além do tema: habilidades do futuro
Além de promover ações sustentáveis, como reciclagem e preservação da biodiversidade, o evento fomentou o protagonismo juvenil na construção de soluções concretas para os desafios ambientais.
Esta é uma prática Marista que permeia toda a proposta pedagógica, inserindo o desenvolvimento de habilidades úteis para o dia a dia e discernimento para tomar decisões e solucionar problemas.
Conheça algumas iniciativas Maristas para estimular as habilidades do futuro
O II Congresso Marista de Educação e Sustentabilidade reafirma o papel dos Colégios em formar jovens conscientes e preparados para enfrentar os problemas ambientais do futuro, integrando ciência, cultura e educação.