No Marista Centro-Norte, a leitura vai além dos livros. Diz respeito a ser, estar e se expressar no mundo. E que melhor lugar se não a escola para que isso aconteça? A fim de gerar sinergia entre bibliotecários e professores e mostrar as diversas possibilidades de atuação integrada no favorecimento da aprendizagem dos estudantes, a Gerência Socioeducacional lançou o Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola.
A publicação visa orientar os educadores em relação ao planejamento, à execução e ao engajamento em práticas de leitura, para tornar a comunidade educativa uma comunidade leitora. A iniciativa favorece o desenvolvimento de habilidades nos educandos, também necessárias aos exames externos, como o Enem, que demandam leitura e interpretação de texto. Assim, o Guia traz elementos que buscam reforçar a ideia de biblioteca como um espaço de aprendizagem, que deve estar organizada conforme critérios técnicos, com acervo de qualidade, diversificado, atraente e atualizado para atender os diversos perfis e as expectativas dos leitores.
Boas práticas
De acordo com o levantamento da Gerência Socioeducacional, de janeiro a outubro deste ano, foram feitos 126.726 empréstimos nas bibliotecas dos colégios e das escolas. A maior parte deles a estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Sobre esse item, o Guia aborda a importância da sintonia dos educadores na seleção de títulos para a lista de material, com equilíbrio entre autores clássicos e contemporâneos, para que os estudantes possam ir além do que é oferecido nos acervos das Unidades. A publicação traz, ainda, práticas de leitura das Unidades que servem de inspiração para projetos na área, como, por exemplo, Premiação Leitor Destaque, Jornal Literário Temático Virtual, Convite de Autores, Clube de Leitura e Viajante Literário etc.