A leitura é um universo que transforma vidas, pois as palavras têm o incrível poder de levar conhecimento, ativar o imaginário e mover ações de transformação individual e social.
Desde a primeira infância a literatura amplia horizontes, assim, no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (ES), o hábito de ler é incentivado desde o maternal 2.
“A criança, em especial, da primeira infância, quando está inserida num entorno favorável de estímulos pedagógicos consegue ampliar, ainda mais, as possibilidades do seu crescimento, uma vez que, suas janelas de desenvolvimento estão abertas e por meio dessa abertura, percebemos várias possiblidades de descobertas e conquistas de novos aprendizados. Diante de um trabalho lúdico e sistematizado que, com a leitura, conseguimos ampliar os horizontes acerca da cognição, de conceitos, também, subsidiando experiências que favoreçam o avanço comportamental; envolvendo aspectos emocionais e sociais”, destaca Ana Beatriz Venturim, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil.
Ana Beatriz Venturim, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil.
No Marista, a prática da leitura está totalmente envolvida no contexto pedagógico das séries iniciais, atrelada em todos os campos de experiências.
Segundo Ana Beatriz, o professor sempre utiliza essa metodologia para ampliar e aguçar o repertório linguístico e imaginário das crianças:
“O letramento é um destes campos e sempre contempla o aprimoramento de práticas de leitura, por meio da contação de histórias, leitura de informações ligadas aos projetos pedagógicos, o manuseio dos livros de literatura realizado pelas crianças e com o incentivo de brincar de ler, que é a pseudoleitura e de algumas dramatizações a partir das leituras”.
Além das práticas pedagógicas do dia a dia, o Colégio realiza, anualmente, o Festival Literário Marista – FLIM, que tem como objetivo geral ampliar o repertório cultural dos estudantes por meio de uma reflexão sobre a formação do sujeito e a construção de sua identidade social, histórica e política. Este ano, o evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril com diversas atividades, como destaca a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Alba Valéria de Freitas:
“O FLIM é um momento importante que também visa garantir aos nossos estudantes a sua expressividade, liberdade, criatividade e diversidade, por meio do uso de tecnologias, linguagens, artefatos, produção simbólica, ciências na e pela cultura”.
Todo o trabalho de incentivo à leitura do Colégio tem surtido resultados positivos. Por conseguinte, os alunos têm demostrado interesse por literatura, aumentando o movimento na biblioteca Irmão José Siqueira, do nosso colégio Marista. O aluno Miguel Castro de 10 anos de idade que está no 5º ano, se intitula como um frequentador assíduo do espaço:
“Eu gosto muito de ler. Eu leio desde que aprendi as primeiras palavras aos 5 anos de idade. De lá pra cá nunca mais parei. Eu tenho muitos livros em casa, mas adoro pegar livros na biblioteca”.
Já Lucas Guedes, 10 anos, também aluno do 5º ano, explica que seu interesse pela leitura teve início quando ele completou 9 anos:
“Eu comecei a gostar de ler depois que minha tia me deu um livro ‘O Diário de um Banana’. Eu tinha 9 anos e amei a história. Eu já li 10 livros só desta coleção. Agora que a biblioteca do Colégio tem a coleção inteira estou lendo os que ainda não li. Mas eu gosto de ler de tudo”, explica.
Acompanhe nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista!