Os Provinciais e Superiores de Distrito das 25 unidades administrativas do Instituto Marista reuniram-se em Roma, na Casa Geral, de 6 a 11 de março. Inspirados pelo Ano das Vocações Maristas, sob o lema “Cuidar e gerar vida Marista”, as lideranças do mundo marista refletiram e debateram sobre as cinco intuições de futuro que elencaram no ano passado, durante a Conferência Geral. Ir. José de Assis Elias de Brito, provincial e presidente do Marista Centro-Norte, esteve presente no encontro. Nas palavras do Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez, tratou-se de um “momento privilegiado de diálogo fraterno entre líderes, que se encorajam mutuamente na animação do Instituto”. Na pauta, as discussões foram encaminhadas a partir dos seguintes objetivos.
- Assumir as cinco intuições para o futuro da Conferência Geral de 2022: compartilhar experiências a elas relacionadas e buscar maneiras de colocá-las em prática.
- Partilhar o caminho das unidades administrativas “cuidando e gerando vida marista” durante o Ano Vocacional Marista.
- Discutir projetos atuais e futuros dos Secretariados, referentes às intuições para o futuro.
- Compartilhar informações atualizadas sobre determinados temas, como proteção à infância, missão internacional, dentre outros.
Com presença do Governo Geral e dos diretores dos Secretariados e Departamentos da Administração Geral, o encontro foi mais um momento importante na animação do Instituto entre aqueles que, na vanguarda, dão vida ao carisma de São Marcelino Champagnat. Além da Conferência Geral em 2022, esta é a terceira reunião de Provinciais e Superiores de Distrito convocada pelo Irmão Superior Geral e seu Conselho. A primeira foi em 2019 e a segunda, em 2020.
Intuições da Conferência Geral 2022
1 – Somos convidados a “cultivar uma espiritualidade do coração” que nutra, dê sentido e integre nossa vida em missão.
2 – Desafiar-nos mais profundamente no que diz respeito à identidade e às vocações maristas, tanto de homens como de mulheres, irmãos e leigos.
3 – Identificar as necessidades emergentes na missão, especialmente com os jovens à margem. Juntos, Irmãos e leigos em missão e discernimento para dar respostas concretas.
4 – Continuar tomando medidas concretas para construir a família marista global, trabalhando em solidariedade para compartilhar nossos recursos em apoio à nossa missão.
5 – Promover a reconfiguração das Unidades Administrativas para a vitalidade, viabilidade e sustentabilidade da nossa vida em missão.
Para o Ir. José de Assis Elias de Brito, provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte, o encontro foi uma oportunidade de construir pontes e tecer diálogos entre as unidades administrativas do mundo marista, para fazer crescer e frutificar, em cada espaço de missão, a consciência de que somos uma família carismática global.
“A essência de nossa espiritualidade está na gênese de fundação do Instituto Marista, que herdamos de São Marcelino Champagnat e dos Primeiros Irmãos. Somos, hoje, chamados a avançar, aprofundando o sentido dessa espiritualidade, vivendo-a e testemunhando-a em fidelidade criativa, de acordo com os contextos nos quais estamos inseridos. Em Maria, nossa Boa Mãe, temos o colo que nos acolhe e nos une no mesmo propósito.” , afirmou o provincial.
Para conferir na integra a mensagem do Ir. Assis, clique aqui.
Dias de Integração e espiritualidade
O Ano Vocacional Marista para “cuidar e gerar vida” foi o tema principal do primeiro dia
A vocação marista esteve na centralidade das discussões do primeiro dia. Os participantes foram convidados a compartilhar sobre como o Ano das Vocações Maristas está impactando a vida das Províncias e dos Distritos. No mesmo dia, a espiritualidade marista foi apresentada como uma das principais intuições e urgências do Instituto, presente em todo o encontro. Durante todos os dias, os participantes foram motivados à oração, leituras de documentos e sínteses a fim de no último dia apresentar um posicionamento. Assim, os participantes puderam também viver um processo pessoal e comunitário a fim de atualizar o tema da espiritualidade como elemento fundamental da animação da vida marista.
Reconfiguração e sinergias permearam o segundo e o terceiro dias do encontro
O conselheiro geral, Ir. Josep Maria Soteras, conduziu os participantes a pensarem sobre o significado de “reconfiguração” e se “transformar” é o mesmo que “mudar” ou se vai além da mudança. Na condução realizada pelos conselheiros gerais, Ir. Ben Consigli e Ir. João Carlos do Prado, foram apresentadas experiências recentes de reconfiguração, como a criação da Província Marista Estrela do Mar, fruto da fusão entre a Província da Austrália e do Distrito do Pacífico. No vespertino, os superiores tiveram encontros com os diretores dos Secretariados para criar sinergia com os projetos que estão sendo realizados pela Administração Geral. Na terça-feira, o Secretariado Irmãos Hoje e o Secretariado de Leigos apresentaram os processos que estão promovendo.
O presente das unidades administrativas foi tema do quarto dia do encontro
O cenário atual das Províncias e dos Distritos também gerou discussões e reflexões no Encontro de Províncias durante o quarto dia. Nas palavras do Ir. Ernesto, Superior Geral, “as necessidades emergentes” precisavam ser debatidas. Assim, convidou os participantes a discernir, de forma compartilhada, o que pode exigir reinventar criativamente os meios e as expressões da missão. Instigou todos a qualificarem a presença marista entre os pobres e priorizar a participação de Irmãos em lugares e situações de fronteira. Ainda no quarto dia, a proteção integral de crianças e adolescentes foi a tônica da segunda sessão do dia. Províncias e Distritos foram convocados a aferir a implementação das diretrizes e dos protocolos, como indicado no Manual para as Unidades Administrativas.
Ser Família Global para caminhar juntos foi o convite do quinto dia
O penúltimo dia foi dedicado ao tema da Família Global, mensagem central do último Capítulo Geral, de 2017. O Vigário Geral, Ir. Luis Carlos Gutiérrez, assessorou os trabalhos com o convite à continuidade de desenvolver e consolidar, de modo sustentável, as redes nas diversas áreas da vida e da missão maristas. Também recordou da necessidade de colaboração entre as unidades administrativas, com a partilha de recursos financeiros e mobilização de pessoas, a fim de consolidar planos de sustentabilidade e tornar sustentáveis as unidades administrativas que necessitam. Na sequência, houve espaço para falar de novas estruturas jurídicas criadas para auxiliar a missão marista e de experiências vividas nas regiões da Ásia e da África em termos de sustentabilidade da missão.
Fim do encontro convida participantes a encorajar a vida marista nas províncias
O encontro do Conselho Geral com Provinciais e Superiores de Distrito terminou no dia 11 de março. O Superior Geral e seu Conselho desejaram promover um momento de sinergia para a vida e missão maristas. “Discutimos e perscrutamos as intuições para o futuro, elaboradas na Conferência Geral de 2022, no intuito de aprofundar e promover a vida e a espiritualidade marista. Queremos cuidar e gerar vida, buscando as melhores estruturas para o futuro da vida e missão maristas”, encorajou o Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral.