Atualmente as experiências vividas e propostas aos adolescentes e jovens, sobretudo nos grandes centros, estão cada vez mais aceleradas. Isto gera, em muitas situações, certa fragilidade, problemas de relacionamento e até patologias durante o processo de desenvolvimento. É justamente por isso que desenvolver habilidades socioemocionais tornou-se essencial não só para as relações pessoais, mas também na preparação e vivência do mercado de trabalho.
O Colégio Marista Colatina, assumindo a missão de formar crianças, adolescentes e jovens para o protagonismo de sua própria história, desenvolve aulas e momentos (componente curricular Interioridade e Projeto de Vida) que buscam cultivar nos estudantes habilidades para o enfrentamento desse mundo cada vez mais exigente, bem como para o despertar de suas potencialidades e dons.
Professor do Ensino Médio, Rafael Rosa, nesta perspectiva, desenvolveu junto aos alunos uma dinâmica em que os estudantes deveriam empilhar pedras e dar significado a elas, a fim de retratar o equilíbrio e a busca por uma interioridade saudável. “O ser humano possui variáveis que o retiram desta sintonia consigo mesmo, com o outro e com as coisas, o que gera desequilíbrio. As pedras representam a construção da vida, temos a base que pode ser a espiritualidade e a família, e temos as demais situações (de maior ou menor importância) que vão sendo acrescentadas. Saber calcular o tamanho e o peso de cada uma destas é de grande importância para que haja equilíbrio e não a queda da pessoa”, afirma.
Ao vivenciarem a dinâmica, os alunos percebem os passos que estão dando rumo a uma mente saudável e mais preparada para os desafios diários. “Saber priorizar, organizar a mente e manter o equilíbrio na vida… Tenho entendido, cada vez mais, a importância de ter uma mente saudável como um diferencial pessoal e profissional. Na construção da minha vida, quero uma base sólida para bem viver os meus sonhos”, disse Ana Clara Rocha, estudante da 1ª série do Ensino Médio.