No mês dedicado à campanha global de construção de uma cultura da Saúde Mental, o Janeiro Branco, o Marista Centro-Norte destaca uma das suas principais iniciativas para as habilidades socioemocionais de seus alunos: Interioridade e Projeto de Vida. Esse componente curricular, que faz parte da grade das turmas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visa contribuir com o desenvolvimento integral do estudante e atende aos novos direcionamentos educacionais, conforme preconiza a BNCC e a proposta do Novo Ensino Médio. Tais competências são relevantes em vista da busca do sentido da vida, do protagonismo infantojuvenil, da construção do projeto de vida e da cidadania planetária como compromisso ético-político, tanto dos estudantes quanto dos educadores maristas.
Autoconhecimento
Meditação, diários de bordo, registros artísticos, exercícios para trabalhar a respiração, discussões, valores, entre outras atividades que buscam desenvolver a inteligência emocional. Essas são algumas práticas trabalhadas nas aulas de Interioridade e Projeto de Vida. O conteúdo inclui assuntos como pensamento criativo, expressão simbólica, consciência corporal, harmonização emocional e crescimento interior, a partos dos quais são trabalhados recursos internos dos estudantes para enfrentar os desafios cotidianos, na relação consigo, com o próximo e com a sociedade. De acordo com o analista educacional Alyson Freitas, a educação socioemocional é um caminho em que o educando percorre rumo ao centro do ser, em busca do autoconhecimento profundo e essencial que dá sentido ao seu modo de pensar e viver. “O componente curricular Interioridade e Projeto de Vida, é uma proposta educativa universal, experiencial, aberta, integradora e criativa, voltada para o desenvolvimento humano sob a perspectiva da formação integral, como o respeito ao próximo, a reflexão sobre a corporeidade, o crescimento espiritual e a capacidade de gerir as emoções”, afirma.
Sobre o Janeiro Branco
O Janeiro Branco é um movimento social e, também, o nome do Instituto que coordena a iniciativa. O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das autoridades e da sociedade em geral para as necessidades relacionadas à saúde mental.