Se você acredita que viajar também é uma forma de aprender, saiba que está no caminho certo. Mas e quando essa viagem envolve morar fora por um tempo, frequentar outra escola e fazer novas amizades? Aí nós estamos falando de intercâmbio: uma das experiências mais especiais que um adolescente pode ter!
O intercâmbio é uma oportunidade que permite enxergar a vida com outros olhos, ter contato com outras culturas e se descobrir ainda mais como um cidadão do mundo. Então, bora embarcar nessa viagem e descobrir mais sobre isso!
Por que o intercâmbio faz bem?
Todos nós sabemos que a adolescência é uma fase cheia de descobertas, reviravoltas e inseguranças. Nesse contexto, além de contribuir para a formação de identidade, o intercâmbio pode potencializar esse crescimento pessoal de maneira única.
Os aprendizados são vários: confiança, independência, sair da zona de conforto, aprender a lidar com a saudade de casa ou daquilo que já conhecemos. A lista é grande, e grande parte dela não conseguimos aprender apenas nos livros: é preciso viver a vida real!
Sabe aquela expressão “conhecimento nunca é demais”? O intercâmbio é isso, uma viagem inesquecível e que agrega um saber sobre o mundo e sobre si mesmo para sempre.
Quando acontece e o que os estudantes aprendem?
Os programas geralmente abrangem turmas do 7º ano até o último ano do Ensino Médio e podem durar de 2 a 4 semanas. Em nossos colégios, o programa Intercâmbio Marista oferece opções de destinos cuidadosamente selecionados para cada nível de ensino, proporcionando experiências adequadas à faixa etária e ao desenvolvimento dos alunos. Dá só uma olhada:
- Canadá: as atividades incluem aulas de Inglês, Artes, Informática, Educação Física e Ciências. Nos períodos livres, os estudantes podem conhecer pontos turísticos, como as Cataratas do Niágara, assistir a jogos de beisebol e explorar cidades como Montreal, Ottawa e Quebec.
- Nova York: além das aulas diárias de Inglês, os alunos têm a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos, como Times Square, Central Park, Brooklyn Bridge, entre outros. E não para por aí: na terceira semana rola um tour por outras regiões do país, passando pela capital nacional (Washington DC.), Baltimore e Philadelphia!
- Austrália e Nova Zelândia: aulas de Inglês, passeios em lagoas, parques, florestas, zoológicos (com animais que dificilmente encontrariam em outra parte do mundo) e outros pontos turísticos nos dois países.
E quais são os principais benefícios?
Além de inesquecível, os principais ganhos são:
- Aprendizado de outra língua na prática;
- Oportunidades acadêmicas, como cursos na área ou até mesmo uma chance (ou vontade) de fazer uma universidade fora do país;
- Enriquecimento do currículo – e da vida pessoal;
- Responsabilidade, organização, autoconfiança e independência;
- Tolerância, respeito e empatia pela diversidade humana;
- Exposição cultural: tudo vira aprendizado quando imergimos em outra cultura!
Intercâmbio nos Colégios Maristas
Para nós, o intercâmbio é uma experiência segura, bem planejada e repleta de significado. E por meio do Programa de Internacionalização, os estudantes conseguem estudar em instituições parceiras no exterior, enquanto suas famílias participam ativamente dos encontros preparatórios e contam com suporte em todas as etapas. Entendemos que essa vivência funciona como uma extensão do processo educativo, fundamentada em nossos valores de acolhimento, solidariedade e excelência.
Se você é estudante ou responsável e deseja saber mais sobre o Intercâmbio Marista, converse com a equipe da sua unidade e descubra como o intercâmbio pode abrir novas portas. E, claro, continue explorando nosso blog para encontrar mais conteúdos como este! 💙