A educação midiática deve ser entendida como uma necessidade de compreendermos a nossa relação com as mídias e como elas possibilitam sermos cidadãos transformadores da nossa realidade. A educação para a mídia deve ser uma prática que possibilita a leitura do mundo.
A partir disso, tem-se como pressuposto que o uso qualificado das tecnologias parte de um olhar crítico, entendendo que os conteúdos disponibilizados são elaborados por indivíduos com uma agenda de interesses específicos. Uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2021), indicou que sete a cada dez jovens não são capazes de distinguir fatos de opiniões. Esse dado revela que crianças e adolescentes não possuem habilidades para interpretar publicidade, desinformação e conteúdos nocivos que circulam pela internet.
Além disso, no contexto atual estágio da Inteligência Artificial (IA), especialmente com algoritmos generativos, as respostas geradas podem ser incorretas ou enviesadas, criadas por sistemas preditivos. Por esses motivos, a importância da educação midiática está em compreender profundamente as interações entre pessoas, mídia e tecnologia, que moldam a nossa sociedade.
Educação Midiática e inteligência artificial
A Inteligência Artificial apresenta desafios para a educação midiática. Algoritmos complexos oferecem recomendações personalizadas de conteúdo e direcionam publicidade com base em nossos dados. No entanto, o funcionamento desses sistemas não é transparente. A personalização é, na verdade, um recorte da realidade que acaba por direcionar os comportamentos e moldar as opiniões. Esses algoritmos também incentivam o consumo e reforçam o engajamento de conteúdos tendenciosos.
Partindo disso, a educação midiática reconhece que as tecnologias não são neutras, que elas incorporam valores daqueles que as criam ou programam; que seus efeitos impactam e redefinem as relações sociais e econômicas, e que, agindo em sociedades desiguais, acabam por aumentar as injustiças e a exclusão social.
Educar para as mídias procura desenvolver habilidades necessárias para que os indivíduos possam perceber e questionar o comportamento dos sistemas tecnológicos e as dinâmicas entre tecnologia e sociedade no exercício da sua cidadania e participação política.
A educação midiática é uma parte essencial do processo educacional no contexto Marista
O Marista combina competências acadêmicas com saberes para a vida, aprendizagem digital, atividades culturais e esportivas, baseadas nos valores Maristas. A pedagogia Marista valoriza a formação integral, promovendo práticas educativas criativas e significativas para os estudantes. Tendo isso em vista, a educação midiática no Marista busca formar cidadãos críticos, conscientes e ativos no mundo da informação e da mídia. O objetivo é capacitar crianças, adolescentes e jovens a serem consumidores ativos e críticos da mídia, tornando-os protagonistas no ambiente informacional.
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* Com informações do Governo Federal