Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Itinerário Engenharias e Matemática, foram motivados a aplicar na prática conceitos aprendidos na teoria. Assim, os alunos decidiram criar um projeto de irrigação ecológica e autônoma para uma plantação de tomates, uma verdadeira horta inteligente.
Por meio de programação robótica, o sistema identifica a umidade do solo usando um sensor. Havendo necessidade de irrigação, é acionado e desliga quando o nível atinge o ponto necessário.
Para realizar a parte de programação os alunos contaram com o apoio do professor-orientador do Itinerário, Ricardo Scopel e da Auxiliar Diana Storch, profissional responsável pelo laboratório de Educação Tecnológica do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha.
Diana explica, que para tornar o projeto viável, os alunos utilizaram o Arduino, uma plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, permitindo a criação do sistema autônomo de irrigação.
“A plataforma de prototipagem eletrônica é muito versátil e bastante utilizada por estudantes e profissionais de diversas áreas. O trabalho com esta ferramenta gerou acesso ao conhecimento de forma mais prática, com custo baixo e flexível. Além disso, os alunos desenvolveram no conceito “Open-source”, ou seja, o projeto pode ser utilizado livremente por outros desenvolvedores e fabricantes”, explica.
A pesquisa para realização prática do projeto, foi iniciada no primeiro semestre deste ano. O grupo, de 7 alunos envolvidos, fez um levantamento sobre o plantio de tomate, o tipo de solo a ser utilizado e a quantidade necessária de água para o bom desenvolvimento da horta. A partir dessas informações fizeram os cálculos para a realização da programação.
Segundo o professor Ricardo Scopel, o grupo trouxe para a prática conceitos teóricos.
“Levamos para a prática a teoria da Computação. O Arduíno é muito utilizado na Robótica. Os alunos, ganharam com esta pesquisa conhecimentos nas áreas de programação e automação, além de aprendizados sobre trabalho em equipe que levarão para o resto de suas vidas”, destaca.
O aluno Paulo Sérgio Deutz, relata que participar da concretização da Horta Inteligente, trouxe um novo rumo para o seu projeto de vida.
“Minha experiência com o projeto de irrigação autônomo, sob a orientação do professor Ricardo Scopel, foi incrível. Aprendi não apenas sobre o desenvolvimento da planta, mas também aprendi muito sobre robótica com Arduino. Participar desse projeto esclareceu minha vocação, descobrir que adoro programação e tenho afinidade com a área. Além disso, a atividade prática foi uma mudança revigorante em relação à rotina tradicional de sala de aula, permitindo-me criar algo ‘com as mãos na massa’”, finalizou.