Quer saber quais são as habilidades do futuro? Então, acompanhe a leitura deste artigo até o final!
O mercado de trabalho não se baseia simplesmente na experiência e no fazer. As empresas buscam esses aspectos em um profissional, mas também algumas habilidades mais específicas.
Não é à toa que diversos estudos e pesquisas se concentram nas tendências do trabalho no futuro, seja para descobrir quais são as profissões que estarão em alta e quais devem desaparecer, ou para investigar outros dados relevantes.
Uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial, em 2023, produziu uma série de dados importantes, como as principais habilidades a serem desenvolvidas pelos profissionais que buscam o sucesso.
Neste artigo, primeiramente você entenderá o que são as soft skills, as hard skills e as core skills. Em seguida, poderá conferir uma lista das 15 principais habilidades a se desenvolver, bem como uma explicação breve sobre cada uma delas.
Boa leitura!
Soft skills, hard skills e core skills: o que são e diferenças
As habilidades profissionais podem ser classificadas de diferentes formas, embora todas elas tenham uma grande importância.
As classificações mais comuns de encontrar são as soft skills, as hard skills e as core skills.
Você sabe o que cada uma significa e qual é a diferença entre elas? Se não, continue lendo este artigo.
As hard skills, cuja tradução do termo para o português é “habilidades difíceis”, são habilidades profissionais que podem ser encontradas com maior abundância no currículo, pois podem ser mensuradas e quantificadas com facilidade.
Trata-se das competências técnicas de um indivíduo, ou seja, o seu conhecimento, experiência e qualificação em alguma atividade. Portanto, elas podem ser comprovadas por meio de certificados e diplomas.
Alguns exemplos de hard skills são cursos técnicos, treinamentos, workshops, graduação, mestrado e doutorado e conhecimento em línguas estrangeiras.
Por outro lado, as soft skills são conhecidas como as habilidades interpessoais. Basicamente, elas dizem sobre como lidamos com as nossas emoções e sentimentos, com o outro e como tomamos ações e decisões a partir desse conhecimento.
Assim, é um tipo de habilidade que não costuma ser apresentada no currículo, pois não pode ser comprovada sem métodos específicos, como a convivência ou testes.
Elas são desenvolvidas a partir de experiências psicossociais e, portanto, não podem ser adquiridas com facilidade. Além disso, são habilidades tão fundamentais quanto as hard skills, pois nada adianta ser um profissional que sabe exercer uma atividade, mas que não sabe lidar com o ambiente corporativo.
Por fim, as core skills são semelhantes às soft skills. Tanto é que muitas soft skills podem ser consideradas core skills.
O que torna as core skills diferentes é que elas são competências básicas do ser humano, pois servem não apenas para o mercado profissional, como também para o exercício da cidadania.
Tratam-se de competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e para o futuro em sociedade.
Quais são as habilidades do futuro?
Agora que já sabemos como são classificadas as habilidades, vamos apresentar os dados produzidos pela pesquisa do Fórum Econômico Mundial, que prevê as habilidades profissionais, sejam elas técnicas ou comportamentais, que devem estar em crescimento entre 2023 e 2027.
Confira:
15. Redes e cibersegurança
Aprender sobre redes e cibersegurança é uma demanda do mercado, motivada pelo aumento da propagação das novas tecnologias, como a inteligência artificial, o big data e outras soluções de automação.
Dessa forma, os profissionais precisam aprender como essas tecnologias funcionam e a segurança que envolvem esses processos.
14. Gestão de recursos e operações
A gestão de recursos e operações é uma das habilidades do futuro de grande interesse das empresas, uma vez que gerir recursos e operações é fundamental para o sucesso dos negócios.
Assim, é necessário aprender sobre os recursos materiais e humanos de uma empresa e como você pode colaborar para preservá-los. Além disso, também é preciso entender sobre as ações e os processos de uma empresa e como é possível torná-los melhores.
13. Confiabilidade e atenção aos detalhes
A confiabilidade no ambiente corporativo significa confiar e se mostrar confiável. Para ter essa habilidade, é preciso confiar no que acontece dentro da empresa e nos colaboradores.
A atenção aos detalhes é fundamental para a maior assertividade nas operações. Estar atento ao que acontece no ambiente externo e interno da empresa faz com que seja possível tomar decisões inovadoras e benéficas.
12. Empatia e escuta ativa
Outras habilidades que podem ser muito valorizadas nos próximos cinco anos são empatia e escuta ativa.
Ambas as habilidades significam compreender os sentimentos dos colegas de trabalho e ajudá-los sempre que necessário e possível.
11. Liderança e influência social
A liderança e a influência social são atributos bem valorizados pelos empregadores do futuro. Colaboradores que assumem a postura de líder são empáticos, auxiliam nos processos que estão ao seu alcance e podem influenciar positivamente os outros.
10. Orientação de serviço e atendimento ao cliente
A orientação de serviço e o atendimento ao cliente são as habilidades do futuro de profissionais que buscam elaborar e executar ações que proporcionem excelência para o consumidor. Ou seja, significa atuar, independentemente do cargo, com vistas à satisfação do cliente como uma prioridade.
9. Gestão de talentos
A gestão de talentos, embora pareça ser uma habilidade necessária apenas para o setor de Recursos Humanos, também pode ser muito útil para os funcionários de uma empresa.
Gerir talentos significa reconhecer o trabalhador além da sua força de trabalho, mas ainda entender as suas particularidades, a fim de aprimorá-las, de uma forma mais direta ou mais sucinta.
8. Motivação e autoconsciência
Estar motivado para exercer uma função é fundamental para a produtividade do profissional. Por isso, as empresas valorizam essa habilidade.
Além disso, a autoconsciência é uma habilidade do futuro importante, porque conhecer a si mesmo faz com que a motivação possa acontecer. Os funcionários precisam ter consciência sobre si mesmo para que possam realizar ações éticas e que façam sentido para o negócio.
7. IA e big data
A inteligência artificial e o big data são as duas principais novas tecnologias que chegaram ao mercado. Portanto, é fundamental ter algum conhecimento nelas para ter sucesso como profissional.
6. Pensamento sistêmico
O pensamento sistêmico é aquele que não foca apenas no fato ou nos seus envolvidos diretos, mas também no seu impacto em uma escala maior.
É uma habilidade que, quando aplicada ao ambiente corporativo, pode trazer bons resultados. Profissionais com visão sistêmica são capazes de analisar as relações entre os diferentes setores, entendendo como as decisões podem impactar cada uma das esferas de um negócio, incluindo os clientes e demais stakeholders.
5. Resiliência, flexibilidade e agilidade
Resiliência, flexibilidade e agilidade são habilidades do futuro indispensáveis, sobretudo agora que o mercado de trabalho está integrado entre humanos e máquinas e que a evolução acelerada torna o ambiente instável.
É possível ser resiliente para continuar crescendo e aprendendo, flexível para continuar adaptando o seu trabalho e ágil para atuar dentro de cenários incertos antecipadamente.
4. Curiosidade e aprendizagem ao longo da vida
A curiosidade proporciona a aprendizagem ao longo da vida. Entender e atuar com as inovações é essencial para se manter no mercado de trabalho, dessa forma, o profissional estará sempre apto para contribuir com as necessidades da empresa.
3. Alfabetização tecnológica
A tecnologia encontra-se em expansão constante e acelerada e, por isso, é necessário se “alfabetizar” nessa área. Esse processo significa, basicamente, entender o que está acontecendo e, então, desenvolver ferramentas para saber explorar um novo universo.
2. Pensamento analítico
O pensamento analítico é a capacidade de formar ideias a partir de dados e da lógica, ou seja, é uma habilidade que traz mais assertividade nas decisões feitas pelo profissional, que deve ser capaz de, não só elaborar pensamentos lógicos, mas também de analisar dados diversos e, depois de tomar decisões, reavaliá-las de acordo com resultados concretos.
1. Pensamento criativo
O pensamento criativo é a habilidade mais necessária para a inovação. Não basta saber analisar dados, ser empático, entender os cenários, pensar de forma racional, é necessário que o profissional consiga ter ideias autênticas, imaginativas e originais.
Ideias originais são capazes de trazer inovações que podem impactar positivamente um negócio e até mesmo outras esferas da vida. Desse modo, de acordo com a pesquisa do Fórum Econômico Mundial, essa habilidade deve ser a mais valorizada nos próximos cinco anos.
Para desenvolver todas essas habilidades, é necessário começar desde cedo, durante a Educação Básica.
Os Colégios Maristas, desde a Educação Infantil, atuam no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes.
No Ensino Médio, o foco está na formação acadêmica e humana para os desafios do futuro, como os vestibulares e o mercado de trabalho. Os nossos alunos, além de desenvolver habilidades técnicas, também desenvolvem habilidades comportamentais.
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Conclusão
As habilidades do futuro são aptidões técnicas e comportamentais importantes para o sucesso de um profissional.
Diferentes organizações estudam sobre esse tema e produzem pesquisas relevantes, como a que foi abordada neste artigo.
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