Uma formação humana vai além de adquirir conhecimentos acadêmicos. Ela abrange o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo o crescimento intelectual, social, emocional, ético e espiritual.
A evangelização é um componente essencial desse processo, pois é um dos pilares da educação Marista. Com a missão de amadurecer a fé e construir um espírito solidário e missionário, a formação humana nos colégios e escolas Maristas usa atividades pastorais como leituras, música e práticas solidárias para tornar Jesus Cristo conhecido e amado por crianças, adolescentes e jovens.
Transformando estudantes em cidadãos
As iniciativas não apenas despertam o interesse por Cristo e Maria, mas também incentivam a participação ativa na vida eclesial e social.
Alguns dos impactos já percebidos da formação humana são o autoconhecimento, a melhora nas relações interpessoais, a ética socioambiental e a tomada de decisões conscientes, sempre com um compromisso com a solidariedade universal.
Esses pilares são fundamentais para a construção de subjetividades, para o protagonismo infantojuvenil e para a elaboração de projetos de vida que se alinhem com os valores de cidadania planetária.
O Colégio Marista Palmas e a formação humana
Willians Borges, que é Assessor de Missão do Colégio Marista Palmas, no Tocantins, explica o propósito por trás de investir nesse tipo de educação transformadora:
“Na formação humana Marista, buscamos criar cidadãos conscientes, que integrem os valores cristãos ao seu dia a dia e assumam um papel ativo na construção de um mundo melhor”, conta Borges.
No contexto do Colégio Marista Palmas, surge um convite para que cada estudante viva plenamente sua fé, desenvolvendo-se de maneira integral e preparando-se para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.
- Leia mais conteúdos do Colégio Marista Palmas.