A formação continuada de professores da Educação Infantil é um pilar essencial para garantir a qualidade e a inovação no ensino das crianças. Com o objetivo de acompanhar as mudanças constantes no campo educacional e promover o desenvolvimento profissional dos docentes, o Programa de Formação Continuada Marista adota uma abordagem dinâmica e prática, que visa atualizar e aprimorar as habilidades dos educadores.
A Educação Infantil é um campo em constante evolução, impulsionado por novas metodologias, avanços tecnológicos e mudanças nas necessidades das crianças e suas famílias.
De acordo com Rafaela Aparecida Pereira Pessoa, Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Alfenas, “a formação docente continuada é fundamental para manter os professores atualizados com as melhores práticas e técnicas de ensino baseadas em evidências. Além disso, permite que os educadores desenvolvam e aprimorem suas habilidades em áreas específicas do currículo, gestão de sala de aula, promoção da inclusão e desenvolvimento socioemocional das crianças.”
Formação Continuada no Marista
Os programas de formação continuada nas unidades Maristas são estruturados em módulos temáticos, realizados semanalmente às quartas-feiras. Estes módulos incluem uma variedade de formatos, como palestras, atividades práticas, discussões em grupo e análise de casos. “Essa estrutura permite que os professores se envolvam em um aprendizado ativo e colaborativo, refletindo sobre suas práticas pedagógicas e integrando novas metodologias em seu cotidiano,” explica Rafaela.
Os programas abordam temas fundamentais e atuais, tais como:
● Metodologias Ativas e Inovadoras
● A Imagem da Criança
● Ambiente de Aprendizagem
● Documentação Pedagógica
● Aprendizagem Baseada em Projetos
Essas áreas de foco são projetadas para equipar os professores com ferramentas e estratégias que promovam um ambiente de aprendizagem enriquecedor e eficaz.
Como superar obstáculos na formação continuada de professores
A avaliação do impacto da formação continuada é uma parte crucial do processo, utilizando diversas abordagens para medir a eficácia dos programas.
Entre as metodologias de avaliação estão observações diretas, feedback baseado em evidências, autoavaliação dos professores e análise de planos de aula e materiais didáticos. “Essas avaliações nos ajudam a garantir que os programas de formação estejam realmente contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado das crianças,” afirma a Coordenadora.
Um dos principais desafios enfrentados pelos professores é a resistência a mudanças nas práticas pedagógicas, especialmente quando as novas abordagens são percebidas como complexas.
Para superar esses desafios, a instituição promove uma cultura de aprendizagem contínua, destacando os benefícios das novas práticas. Além disso, utiliza mentores e professores experientes para modelar e apoiar a implementação das novas metodologias. Saiba mais sobre os esforços Maristas para uma formação docente de qualidade!
A formação continuada é mais do que uma exigência; é uma oportunidade para que os educadores se atualizem, inovem e ofereçam uma educação de alta qualidade para as crianças. Através de um
programa estruturado e focado em resultados, a instituição reafirma seu compromisso com a excelência no ensino e o desenvolvimento profissional de seus professores.