No último dia 27 de outubro, algo incrível aconteceu no Pré-Médio (9º ano) do Colégio Marista São Luís. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência educativa gamificada e interdisciplinar que foi, ao mesmo tempo, desafiadora e divertida.
O tema? “Toda história tem o seu lado atômico.”
Nossos estudantes foram divididos em equipes e embarcaram em uma jornada gamificada que os fez mergulhar no mundo da história e da química de uma forma completamente inovadora.
A atividade tinha como objetivo mostrar como essas duas disciplinas podem se entrelaçar e criar uma experiência de aprendizado significativa e única.
A dinâmica era simples, mas repleta de reviravoltas. Os alunos precisavam responder a enigmas que estavam diretamente relacionados aos temas estudados nas aulas de História e Química.
Mas a diversão não parava por aí. Cada vez que uma equipe acertava um enigma, eles recebiam um código, e esses códigos, quando digitados em uma sequência lógica no computador central, eram a chave para evitar o “superaquecimento” do reator nuclear batizado de “DaLamaAoCaos” da fictícia Usina “Maracatu Atômico”.
Essa experiência foi uma oportunidade incrível para os estudantes aplicarem o conhecimento que adquiriram em sala de aula de uma maneira prática, desafiadora e emocionante.
Foi a oportunidade de conectar os pontos entre a História e a Química, duas disciplinas que, à primeira vista, podem parecer muito diferentes, mas que têm laços profundos quando exploramos os eventos relacionados à Guerra Fria e à Radioatividade.
Segundo Felipe Cabral, estudante da turma D, “de início, todo mundo achava que o trabalho seria mais um debate sobre a energia nuclear, mas quando Leo e Fabiano entraram na sala, vestidos com roupas anti-radiação, e começaram a falar sobre um acidente no reator da usina nuclear do colégio, a gente percebeu que seria bem diferente do que eu imaginava. A dinâmica, na verdade, foi uma espécie de escape room, onde nossa sala teve que trabalhar em equipe para solucionar todas as questões ligadas aos assuntos estudados para o debate e colocar um código de ativação do resfriamento do reator antes que ele explodisse. A quebra de expectativa, a caracterização da sala e a encenação dos professores ajudou muito na imersão, tanto que bateu até um certo desespero quando o tempo começou a terminar.”
Os estudantes não apenas se divertiram, mas também aprenderam a importância de trabalhar em equipe, pensar de forma crítica e aplicar seu conhecimento em situações do mundo real.
Essa abordagem interdisciplinar é fundamental para preparar nossos alunos para os desafios futuros, onde as soluções muitas vezes requerem uma compreensão ampla e diversificada.
Essa experiência gamificada não apenas encantou estudantes, mas também mostrou como a aprendizagem pode ser emocionante e envolvente quando feita de forma criativa.
Agradecemos aos professores Fabiano Palácio e Leandro Pontes por sua dedicação em proporcionar aos alunos uma educação de qualidade que vai além das quatro paredes da sala de aula.
Nós, do Marista São Luís, procuramos cada vez mais para criar experiências educacionais inovadoras como essa, garantindo que nossos estudantes estejam preparados para enfrentar o mundo com confiança, conhecimento e entusiasmo.
Afinal, como essa atividade demonstrou, “toda história tem o seu lado atômico” e, com a abordagem certa, aprender pode ser uma aventura empolgante.