A 3ª série do Ensino Médio é marcada por expectativas e muitos desafios na preparação para os processos seletivos de ingresso na universidade. Um projeto especial do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré (PA) trouxe uma dose extra de motivação e garantiu momentos de muita emoção. O encontro de gerações é uma iniciativa de acolhida aos alunos do terceirão. Após a pandemia, o projeto foi reformulado e agora conta com a participação dos alunos do Maristinha.
Durante a entrega do caderno de conteúdo da 3ª série do Ensino Médio, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental os surpreenderam com cartinhas motivacionais. Mensagens como “Nós confiamos em você” e “Seu esforço vale a pena” deixaram todos emocionados. Os educandos também prepararam uma homenagem musical interativa surpresa aos estudantes, estimando e desejando uma boa caminhada este ano. “Essa apresentação musical levou o Terceirão ao choro e emoção total!”, destaca o coordenador pedagógico Lucas Rodrigues.
A estudante Ana Beatriz Catunda recebeu, em sua cartinha, a certeza de que iria alcançar bons resultados. “Quando a menininha me entregou, comecei a chorar instantaneamente porque é tudo que a gente precisa ouvir em certos momentos, é a confiança de alguém que a gente às vezes nem conhece falando que elas confiam no nosso potencial”, afirma. Ela guardou a cartinha em uma caixinha de memórias. “Pra, quando eu for olhar depois, poder relembrar a emoção que senti quando a recebi”.
O coordenador também ressalta que ações diferenciadas como esta podem acarretar bons resultados. “Cuidar das habilidades socioemocionais é de suma importância, essencialmente no último ano da educação básica. Além do desenvolvimento de habilidades que impulsionam os excelentes resultados pedagógicos, desenvolvemos projetos/atividades com foco nas habilidades socioemocionais, pois acreditamos na realização e consolidação destas habilidades como parte integrante e essencial na formação integral e no projeto de vida do estudante Marista, fortalecendo-os para alcançar com excelência os seus sonhos”, conclui.