Conheça a importância da educação socioemocional para a formação integral dos estudantes!
Em um mundo em constante mudança e com realidades cada vez mais voláteis e dinâmicas, o fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes passa a ser cada vez mais relevante.
Competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam no agir do indivíduo, nos modos de pensar, sentir e na maneira de se relacionar consigo e com os outros.
Como fazemos aqui no Marista
Segundo o professor do Colégio Marista Varginha, Plínio Veras, a educação socioemocional é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento integral, fortalecendo o autoconhecimento e o autocuidado, com foco na autoadministração dos sentimentos, pensamentos e comportamentos.
“Dessa maneira, com a disciplina de ‘Interioridade e Projeto de Vida’, a educação Marista cumpre a missão idealizada por Champagnat, de desenvolver não apenas a dimensão intelectual dos nossos estudantes, mas, também, a dimensão da interioridade, por meio do pensamento criativo, expressão simbólica, consciência corporal, harmonização emocional e crescimento espiritual” destaca.
Conclusão
Dominar conteúdos e técnicas seguirá sendo importante, mas aliado às habilidades socioemocionais, usadas como ferramentas para que nossos estudantes sejam capazes de se relacionar harmonicamente com os outros e com suas próprias emoções, garantindo que crianças e jovens possam desenvolver todo o seu potencial e mobilizá-lo conforme as suas necessidades, desejos e projetos de vida.