Ao perceberem a importância de oferecer aos filhos estímulos social, emocional, motor e intelectual adequados, as famílias têm buscado as escolas cada vez mais cedo, iniciando o processo pedagógico, a partir do primeiro ano de vida. Para atender essa demanda crescente, o Colégio Marista São José de Montes Claros (MG), inaugurou em 2023, a primeira turma do Maternal I, destinado às crianças com 1 ano e 3 meses completos, até 31 de março. Com isso, a instituição passou a atender do Maternal I ao III, na Educação Infantil.
Os dois anos de vida é, por tradição, um marco para muitas famílias, o início oficial da vida escolar dos filhos. Como foi o caso do Lorenzo Cumaru, aluno do Maternal II. A mãe nos relatou sua surpresa com relação a adaptação que ele teve desde o primeiro dia de aula.
“O Lorenzo já se encantou pelo colégio assim que chegou. Abraçou todos os coleguinhas e foi acolhido pela Tia Ana Paula com um delicioso abraço. Eu pensei que passaria uma semana na escola acompanhando essa fase de adaptação. Recebi um belo ‘Tchau! Vai com Deus, mamãe!’. E simples assim, me deu as costas e voltou a brincar com os coleguinhas,” afirma Áurea Cumaru.
Um dos diferenciais do Marista em Montes Claros, é que a vida escolar do maternal vai muito além da função do cuidar, de formar hábitos de higiene e de socialização, como explica Cristine Vieira Castro, diretora geral do colégio: “as atividades desenvolvidas aqui são pensadas com uma intencionalidade pedagógica na construção de outros saberes e de novas competências que incluem o letramento, o conhecimento matemático, a investigação científica, o movimento e a corporeidade, o brincar, incluindo o contato com a língua estrangeira. Tudo isso com um espaço privilegiado e acompanhamento por profissionais pós-graduados na área pedagógica.
Para o assistente de relacionamento, João Paulo Xavier “as famílias que procuram nossos serviços na idade de entrada escolar buscam uma escola que oferte muito mais do que educação básica, mas um espaço físico seguro, com socialização e com formação humana.” Segundo ele, ao conduzir as visitas para apresentação do colégio e da proposta pedagógica, uma das coisas que as famílias têm valorizado, é o fato do Marista ser um local que busca despertar nas crianças o desejo de voltar para a aula dia após dia.