O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, chama a atenção para as ações desenvolvidas em prol do próximo.
No Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, região metropolitana da Grande Vitória, todas as sextas-feiras, os alunos do Ensino Médio que fazem parte do Voluntariado Estudantil Marista (VEM) têm um compromisso especial: dedicar seu tempo e espalhar o bem para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Desde março deste ano, os estudantes têm compartilhado amor, atenção e carinho com crianças e adolescentes de quatro instituições sociais da cidade de Vila Velha: Casa Sagrada Família, Casa Lar Walter Souza Barcellos, Asilo dos Idosos e Projeto Mais Amor.
São mais de 200 crianças e adolescentes acompanhados semanalmente, por meio de atividades pedagógicas, campanhas de arrecadação de alimentos, vestuário e itens de higiene pessoal.
Como ocorreu a ação de voluntariado?
Na Casa Sagrada Família, os bebês de até dois anos de idade que foram afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento institucional, em função do abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, estão abrigados na instituição à espera do retorno ao convívio com suas famílias de origem ou, na impossibilidade de que isso ocorra, aguardam por adoção.
Os cerca de 30 voluntários Maristas vão ao espaço e dedicam o tempo para dar atenção, carinho, afeto e alegria. Por cerca de duas horas, brincam com as crianças, dão colo e ninam aqueles que estão com sono.
“Nossos estudantes levam a alegria, o carinho, o tempo, a diversão, mas recebem muito mais com toda essa experiência. O Voluntariado Marista existe desde 2016, nesse período, muitos jovens definiram sua vocação, seu projeto de vida, a partir deste tipo de vivência, no serviço comunitário e na ajuda ao outro”, explica a agente de pastoral do Colégio, Josiene Alves.
A ex-aluna do colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Isabela Siyao Chen, participou do primeiro grupo de voluntariado da instituição. Após a vivência no colégio ela deu sequência às ações de voluntariado em sua vida. Ela lembra do quanto a experiência daquela época foi importante para a sua vida.
“Participei do projeto de voluntariado com o Marista em 2016, foi uma dinâmica nova para todos, e isso trouxe um gostinho a mais para o desafio que nos foi proposto, junto com o desconhecido e as incertezas das atividades, e principalmente por atuar em um local que não tínhamos familiaridade, apesar de próximo a escola, foi uma experiência de muito crescimento e aprendizado que levaremos para a vida toda”, destaca.
Para o diretor do colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Álvaro Luiz Martini Gonçalves, o projeto de voluntariado tem grande importância para a formação humana dos estudantes.
“As experiências proporcionadas neste projeto, assim como outras oportunidades dentro da nossa proposta pedagógica e missionária, fortalecem a intencionalidade de formarmos nossos alunos em sua completude, que reconheçam as necessidades da sociedade e estejam aptos a atuarem nela de forma assertiva, humana e competente. Isso faz memória ao convite de nosso fundador, São Marcelino Champagnat, a formarmos bons cristãos e virtuosos cidadãos”, finaliza o diretor.
Voluntário Estudantil Marista
Atualmente conta com 52 alunos do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, entre 14 a 18 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
As instituições parceiras são, além da Comunidade Epifania, a Casa Lar Walter Souza Barcellos, Asilo dos Idosos e Projeto Mais Amor. O grupo se reveza e visita duas instituições por semana.
Confira o portal de informações, dicas e notícias do Marista para ler mais conteúdos como este!