Na sexta-feira (20), Dia Mundial de Combate ao Bullying, o Colégio Marista Pio X mobilizou todos os segmentos para refletirem sobre o tema, nos períodos da manhã e da tarde.
Na Educação Infantil, cada turma criou em sala seu “mundinho” sem bullying, apenas com amizade, amor, respeito, caridade e perdão, inspiradas por histórias contadas na biblioteca.
As turmas do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I distribuíram panfletos sobre bullying para as famílias, nos horários de entrada e saída. Já os 4° e 5° anos fizeram uma exposição de textos e mensagens buscando a conscientização sobre o tema.
No Ensino Fundamental II foram realizadas rodas de conversa e dinâmicas nas salas de aula sobre o tema e as consequências do bullying para quem sofre.
Houve ainda um mural com mensagens positivas escritas pelos próprios estudantes e a apresentação da peça “Wicked – A História não contada das bruxas de Oz”, do Grupo Pré-Seleção Teatral do Marista.
A peça narra a trajetória da temida bruxa má do Oeste, Elphaba, apresentando sua vida de rejeição por todos e sua amizade com a bruxa boa do Sul, Glinda. Tudo isso com o objetivo de promover a reflexão acerca do tema.
Desde o ano de 2020, a formação dessas habilidades está normatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornando essa abordagem obrigatória nos planos pedagógicos escolares de todo o país.
Para os colégios Maristas, a normatização foi extremamente bem recebida, pois grande parte dessas habilidades já fazem parte da educação marista.
Para a vice-diretora educacional, Andressa Wollkart, o desdobramento das competências socioemocionais deve ser planejado com o intuito de garantir uma sociedade mais humana, em que o pensamento coletivo seja priorizado.