Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré promoveram uma simulação da Conferência das Partes (COP), com reflexões e debates que se transformaram em um documento com sugestões para contribuir com a qualidade de vida da população mundial, em especial dos países africanos.
A COP é a maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta, cujo objetivo é debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos sobre o tema.
O evento teve início com a entrada das delegações dos países africanos (Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Egito), que discutiram aspectos históricos, culturais, econômicos, turísticos, de inovação, impactos ao meio ambiente, desigualdades sociais, aspectos físicos e naturais de suas nações.
Dando continuidade à programação, os estudantes se dividiram em grupos de debates para organizar as proposições que, posteriormente, foram compiladas em um documento formal, seguindo o padrão utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa visa sensibilizar os estudantes para o desenvolvimento de um senso de política e engajamento social, intensificando suas habilidades de negociação e oratória.
A experiência agregou muito para a estudante Daniela Santos, que participou do grupo de discussão sobre impactos ambientais. “Foi muito interessante porque todo mundo falou muito bem, respeitou a fala do outro na hora da construção da carta. Também foi bom conhecer sobre outros países, compartilhar conhecimentos”, disse.