As Olimpíadas Científicas são oportunidades para estudantes colocarem à prova toda a construção de conhecimento feita dia após dia dentro da sala de aula. No Colégio Marista São Luís, o clima é de comemoração ao lembrar de edições passadas e das conquistas acadêmicas trazidas para casa.
O reconhecimento não apenas demonstra o trabalho árduo sobre as disciplinas, mas o desenvolvimento de habilidades essenciais como raciocínio crítico e inovação – que só são possíveis graças à educação completa e humana Marista.
Resultados que merecem destaque
Uma lista de dar orgulho à toda rede de Colégios Maristas: tanto em competições regionais quanto nacionais, veja os resultados dos nossos estudantes nas últimas Olimpíadas Acadêmicas:
- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): 34 medalhistas
- Olimpíada Nacional de Ciências (ONC): 8 medalhistas e 9 menções honrosas
- Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR): 112 medalhistas
- Olimpíada de Português: 3 medalhistas e 2 menções honrosas
- Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA): 3 medalhistas
- Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OPEFog): 1 medalhista
- Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF): 5 medalhistas
- Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG): 6 medalhistas
- Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP MIRIM): 23 medalhistas e 2 menções honrosas
- Olimpíada Brasileira de Química Jr.: 2 menções honrosas
- Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL): 42 medalhistas
- Olimpíada Pernambucana de Química: 3 medalhistas
Além da extensa lista de conquistas, os estudantes do Colégio Marista São Luís foram campeões e vice-campeões na 49ª Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí/RJ, sendo a única escola de Pernambuco a participar.
Veja mais sobre a participação do Colégio Marista São Luís em Olimpíadas Científicas!
Novas Equipes Olímpicas para Desafios Futuros
O Colégio Marista São Luís dará um passo além com a criação de Equipes Olímpicas dedicadas a preparar nossos estudantes para as principais competições em áreas como Matemática, Ciências da Natureza, Astronomia e outras.
Essas equipes serão fundamentais para fortalecer o desempenho acadêmico e continuar promovendo uma educação que desenvolve, além do conhecimento, a cidadania ativa e curiosa.
“No meu desenvolvimento como estudante, comecei a participar de olimpíadas desde muito cedo”, conta Eduardo Cavalcanti Régis, estudante da 3ª série do Ensino Médio. “Desde o 6º ano, eu já participava das Olimpíadas de Matemática, porque sempre fui um aluno que gosta de desafios e de viver experiências diferentes.”
Eduardo explica que as olimpíadas de conhecimento são perfeitas para isso, pois expandem os horizontes, mesclando conteúdos escolares com os do mundo ao redor com propostas diferentes.
A medalha pode ser o foco da preparação dos estudantes ou apenas uma consequência da enriquecedora experiência de participar das Olimpíadas. A satisfação pessoal, explica o estudante, vem de uma realização maior de saber que se é capaz de enfrentar desafios e ser reconhecido pelo seu desempenho, aumentando sua confiança como indivíduo em um mundo dinâmico e exigente de habilidades socioemocionais.
Preparação para o futuro
Porém, a depender do objetivo de cada estudante em certas etapas da sua jornada acadêmica, reconhecimento também pode trabalhar em favor de um futuro promissor.
“Nunca foi meu objetivo principal ganhar medalhas nas olimpíadas; sempre participei mais pela experiência. Mas agora percebo que isso pode ser algo bastante atrativo; por exemplo, olimpíadas mais conceituadas podem te dar acesso a programas de mestrado ou vagas em faculdades,” adiciona Eduardo. “Certificados e medalhas acabam criando uma imagem positiva e são úteis para o currículo, podendo servir até como critério de desempate. Participar de olimpíadas é uma experiência desafiadora que nos incentiva a ver além, desenvolvendo um senso crítico além do comum.”
Formação de cidadãos protagonistas
As conquistas nas Olimpíadas são motivo de grande orgulho e refletem o esforço conjunto de estudantes e educadores, reafirmando o compromisso Marista com a formação de excelência em sua proposta pedagógica.
Ao celebrar os resultados dos estudantes que participam de atividades como estas, que engrandecem seu portfólio, mostramos a importância de formar adultos conscientes dos desafios do mundo e prontos para contribuir com a sociedade de forma mais ética e solidária.
É o jeito de São Marcelino Champagnat de educar com amor para um mundo melhor!