Mais de 300 jovens do Brasil Marista vivenciaram dias intensos de atividades, que contribuíram para o efetivo envolvimento na construção do futuro deles e da sociedade. Entre 26 e 29 de janeiro, o Colégio Marista São José — Tijuca (RJ), uma das duas unidades cariocas do Marista Centro-Norte, sediou o 3°Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista, encontro que promoveu o fortalecimento da caminhada da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Brasil, da Região América Sul e do Instituto Marista. A ação foi uma oportunidade de compartilhar ideias que favoreçam a formação de adolescentes e jovens e o diálogo sob o olhar cristão, para enfrentar os desafios da vida e traçar caminhos para um projeto de vida em sintonia com os princípios de Jesus Cristo.
Com o tema “Ecoar” e o lema “+ Ecos – Egos”, o evento reuniu jovens e colaboradores das três províncias maristas brasileiras. Nos quatro dias de encontro, eles participaram de dinâmicas, oficinas e momentos de espiritualidade. No primeiro dia, voluntários acolheram os educandos para compartilhamento das trajetórias e compromisso com o movimento juvenil. No segundo dia, as delegações participaram de momento inesquecível, uma peregrinação rumo ao Santuário do Cristo Redentor. O encerramento do evento contou com a celebração de uma missa realizada por Dom Paulo Alves Romão, bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião (RJ).
A Assessoria de Missão do Marista Centro-Norte participou, de forma especial, de todos os momentos do evento. O destaque ficou por conta da Tenda Vocacional conduzida por irmãos, que forneceu trocas de experiências e reflexões. O provincial e presidente Ir. José de Assis Elias de Brito destacou a importância das adolescências e juventudes como fator essencial para o fortalecimento da missão marista. “É tempo de fortalecer a unidade, agir com fidelidade criativa ao carisma e nos renovarmos sempre. Este encontro proporcionou um espaço em que o jovem exerceu seu protagonismo, praticando uma comunicação efetiva justa e solidária. Somos uma grande comunidade que educa e evangeliza”, afirmou.