O Projeto Liderança Marista, desenvolvido pelo Colégio Marista Maceió, foi homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) durante o XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), que aconteceu em Maceió. A homenagem reconhece a importância da iniciativa na formação integral dos estudantes e no incentivo à educação para a cidadania.

Representando o colégio, o diretor Irmão Dener Rodrigues de Souza e os estudantes Felipe Rafael Marinho Ferreira, Manuela Como Ayumi Lucena Oba e João Lourenço Freitas Souza receberam a condecoração das mãos da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE/AL.
Educação para cidadania e protagonismo estudantil
O Projeto Liderança Marista é um exemplo de como a escola pode promover uma formação cidadã desde os primeiros anos da vida escolar. Por meio da iniciativa, os alunos são incentivados a refletir sobre ética, responsabilidade, democracia, empatia e colaboração, valores fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social.

Os estudantes homenageados, atualmente matriculados na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, participaram do projeto em 2024 e se destacaram tanto pelo desempenho acadêmico quanto pelo exercício consciente do voto aos 16 anos, durante as eleições de 2024.
Reconhecimento institucional
Durante a cerimônia, o Desembargador Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho, então diretor da Escola Judiciária Eleitoral e atual presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, destacou a relevância do Marista Maceió para a educação do estado:
“Hoje também faço referência especial ao Colégio Marista de Maceió e aos irmãos Maristas, que seguem a missão de formar estudantes comprometidos com o futuro, e são incentivados por meio de projetos de cidadania a fazerem a diferença no mundo, e em alguns momentos importantes, em parceria com o TRE/AL”, afirmou em seu discurso de abertura.
Encontro nacional fortalece o diálogo sobre educação eleitoral
O XXIII CODEJE, sediado em Alagoas, reuniu dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o Brasil para discutir boas práticas, desafios e inovações no campo da educação eleitoral. Com isso, o reconhecimento do Projeto Liderança Marista reforça o papel das escolas na construção de uma sociedade mais participativa e democrática.