Uma educação completa reconhece pessoas além de suas habilidades exclusivamente intelectuais. Quando pensamos em indivíduos inteiros – que sentem, pensam e agem –, é possível transformá-los em protagonistas por meio de uma formação humana, como é o caso dos estudantes Marista que participam do projeto Círculo de Diálogo.
Com uma visão voltada para práticas restaurativas, o Colégio Marista de Aracati também estimula habilidades que envolvem emoções e relações interpessoais nesse projeto, que valoriza o desenvolvimento pleno e integral dos seus estudantes do Ensino Fundamental II.
Como tratar temas delicados em círculos de diálogo com estudantes
O projeto Círculo de Diálogo surge a partir das vivências trazidas pelos estudantes. Entre elas, existe uma grande frequência de demandas sobre problemas psicológicos, fragilidade ou ruptura dos vínculos familiares, negligência e até violência, o que acaba enfraquecendo o desejo de conviver em grupo, de estudar e, para muitos deles, até de viver.
São falas de extrema delicadeza expressadas pelos estudantes em um lugar seguro e observadas pelos educadores, sob a supervisão próxima e acolhedora da orientação educacional. Como Colégio Marista, a principal preocupação em situações de vulnerabilidade emocional é prestar apoio e garantir o bem-estar dos estudantes em sua jornada de reconstrução.
As Práticas Restaurativas como ferramenta de formação humana
Ao introduzir a possibilidade de vermos as pessoas envolvidas em um conflito como sujeitos de direitos e incentivar a oportunidade de reparação para seguir adiante, é possível desenhar, juntos, um percurso de restauração.
Com a inserção de Práticas Restaurativas nos Círculos de Diálogo Maristas, priorizamos a participação, a responsabilização, a reparação e o atendimento das necessidades das vítimas diante de um dano causado por outro. Essa é uma proposta preventiva às situações de violência, em direção a uma efetiva mudança de cultura de exclusão e negligência.
O grande objetivo é buscar o atendimento das necessidades e interesses dos jovens e adolescentes, constituindo relações saudáveis que respeitem e valorizem as diferenças, promovendo e defendendo os direitos humanos, e propiciando um espaço seguro para a aprendizagem dos estudantes.
A Proposta Pedagógica Marista considera a pedagogia do amor como sua norteadora. Saiba mais!
Instrumentalizada pelas Práticas Restaurativas, o contexto escolar torna-se também um lugar cada vez menos punitivo e mais acolhedor e potencializador de crianças, jovens e adultos como atores presentes e participativos na constituição da sociedade.
Educação para o futuro
Esse é um pilar importante da educação Marista, cujo objetivo é preparar o jovem para os desafios da sua vida dentro e fora da escola. Apoiar a formação integral dos estudantes nas Práticas Restaurativas contribui para que a escola cumpra o seu papel de educar e formar cidadãos conscientes e corresponsáveis pelo seu bem-estar e dos demais, exercendo um papel formador comprometido em promover a democracia, os direitos humanos, a prevenção à violência e a cultura da paz.
O Projeto Círculo de Diálogo aposta na conexão humana por meio do estabelecimento de vínculos, da expressão verdadeira dos sentimentos e necessidades e da compreensão do que é necessário fazer ou dizer.
Ou seja, propõe um novo jeito de se relacionar com o outro e com o mundo, trazendo à tona valores humanos importantes, como alteridade, respeito, empatia e compaixão, com a garantia primordial dos direitos humanos universais, tendo a educação como alicerce.
Acompanhe as redes sociais do Colégio Marista de Aracati para ficar por dentro dos projetos transformadores que realizamos para nossos estudantes.