O Cemadipe nasce a partir da leitura de onde existe necessidade de um povo, sobretudo de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.
Conheça a origem do Cemadipe
Seguindo os ensinamentos de São Marcelino Champagnat, que afirmava a necessidade de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos, os Irmãos Marista, como resposta a esse chamado de amor a educação, saem do centro de capital de Goiás, e vão para a periferia da região metropolitana, em uma área de posse, com famílias empobrecidas, sem nenhum equipamento social.
É deste contexto que nasce o Cemadipe, onde começa a atender crianças na educação infantil, crianças e adolescentes no âmbito socioeducacional com atividades de artes, esporte, apoio pedagógico, direitos humanos e cidadania.
Nos 21 anos do Cemadipe, há muitas histórias de superação: crianças que passaram
pela unidade, que são advindas de famílias de pais analfabetos, e hoje estão nas
universidades públicas e particulares.
O amor à educação e a presença dos irmãos, o cuidado no ensinar, a preocupação com a formação integral das crianças e adolescentes, o respeito à diversidade e a participação na igreja local são os principais elementos para a transformação social por meio da educação e evangelização.
Conclusão
Entendemos que a educação integral, na perspectiva da educação para a vida, faz com que possamos olhar que é possível a transformação social e um mundo mais humanizado.
O bonito dessa história é que os Irmãos Maristas armaram sua tenda na periferia da Grande Goiânia.
Confira nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista para ler mais conteúdos como este!