Para conscientizar a comunidade escolar ao longo do ano, o Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte, desenvolve várias ações de prevenção ao Bullying e Cyberbullying.
Na sexta, dia 5 de abril, os alunos do 6º ano EF ao Ensino Médio participaram de um evento voltado à temática que contou com exposição de trabalhos, apresentações de paródias adaptadas, declamação de poemas e poesias escritas pelos estudantes nos últimos meses.
O encontro aconteceu durante o intervalo das aulas, das 9h45 às 10h15, e marcou o Dia Nacional de Combate ao Bullying, no domingo, 7/4. Cerca de mil alunos participaram.
Na ocasião, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio fizeram uma carta aberta à toda comunidade escolar e ela foi lida pelo aluno, Miguel Nunes Mourão.
Ele explicou como ela foi preparada: “A gente falou um pouco sobre o bullying, discutiu os temas, discutiu o que causa, quais são as consequências e como evitar, e aí a gente dividiu em grupos para criar essa carta aberta e divulgar para o colégio esse produto final. A gente queria que esse nosso projeto de aula, influenciasse todo o âmbito do colégio e todos nós, alunos, para criar um ambiente melhor.”
O Marista conta com uma cartilha #NAOCURTOBULLYING para sensibilizar os públicos institucionais sobre o assunto e gerar a conscientização coletiva para a atuação que inibe a prática do bullying em seus colégios.
A estudante do 7º ano EF, Anne Francisca Brum, participou de alguns debates no colégio sobre o tema: “Às vezes a gente acha que o bullying é um assunto muito razoável, fútil, mas quando a gente vai estudar, vai reparar mesmo, a gente vê que é uma coisa muito séria, que pode afetar muito a vida de alguém. Então, quando a gente presenciar uma atitude dessa, a gente precisa avisar alguém, a gente tem que denunciar”, declarou ela.
A cartilha integra, ainda, as ações previstas na Campanha +Proteção, cuja proposta consiste em colaborar na construção de uma escola segura, que protege o estudante e contribui para o estabelecimento de relações respeitosas e de não violência.