Alunos do Aprendizado Marista Padre Lancísio.

Referência em educação na zona rural de Silvânia (GO), a Escola Social Aprendizado Marista Padre Lancísio completou 43 anos sob administração dos Irmãos Maristas, promovendo a acolhida e o protagonismo de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social do município e de cidades vizinhas.

Com 510 crianças em 18 turmas, o Aprendizado Marista Padre Lancísio funciona atualmente em tempo integral, no Km 6 da Rodovia Silvânia/Vianópolis, acolhendo cerca de 150 estudantes na Educação Infantil e mais de 350 no Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

Os estudantes são beneficiários de um currículo inovador, permeado por valores como: espírito de família, solidariedade e simplicidade.

Além dos componentes do currículo no turno matutino, também são realizados projetos como:

  • Reforço Pedagógico;
  • Estudos Cooperativos;
  • Educação Tecnológica (Zoom Education);
  • Natação;
  • Recreação;
  • Cultura Popular;
  • Artes;
  • e aulas de percussão, bandas e tambores.

A equipe diretiva à frente da missão educativa no Aprendizado é composta pelo Irmão Marista José Costa Filho, Diretor da unidade; pela Vice-Diretora Educacional Kelem Montes Cardoso Mesquita; e pelo Vice-Diretor Administrativo Tiago Luiz Dal Pizzol Pezzini.

História de trabalho, amor e fé

Criado há 68 anos com o nome de “Aprendizado Agrícola São José”, a Unidade passou a ser administrada pelos Irmãos Maristas em 1980, e ganhou um novo nome, em homenagem ao querido Padre Lancísio (1928-1983), que foi o principal responsável pelo educandário no período de 1962 até a chegada dos Irmãos Maristas. 

A obra foi assumida oficialmente pelos Maristas em 2 de janeiro de 1980. Na mesma data, o Papa João Paulo II finalizava as celebrações do Ano Internacional da Criança.

A ocasião marcou também o gesto concreto dos Irmãos Maristas, da antiga Província Marista do Rio de Janeiro, aos menores mais necessitados, em fidelidade ao carisma legado pelo Padre Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista (FMS).

Agregada à insistência do Arcebispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Abel Ribeiro Camelo, os Maristas se deram conta da importância da obra, que já tinha uma bonita e significativa história na localidade e para a Igreja.

Em 1956, Dom Abel planejou oferecer orientação para o trabalho, formação social, moral e alimentação para crianças e adolescentes que desenvolviam atividades autônomas, como engraxate e freteiro, entre outras.

Nessa intenção, criou a APTA (Assistência ao Pequeno Trabalhador) em Goiânia (GO). O projeto cresceu e tornou-se internato.

Para o melhor desenvolvimento do projeto, efetivou-se uma troca de ambientes. O Seminário Santa Cruz passou a ocupar o ambiente onde estava a APTA, e, em 1962, surgia o Aprendizado Agrícola, no prédio que se destinava ao Seminário Santa Cruz.

Colaboradores do Aprendizado Marista Padre Lancísio.

Testemunho de quem fez história 

Para Maria das Dores Rodrigues Gonçalves, que trabalhou em anos anteriores como assessora administrativa da Escola Social Aprendizado Marista Padre Lancísio, “a existência do Aprendizado é o retrato fiel do sonho de Champagnat” no município de Silvânia.

“Marcelino Champagnat, quando decidiu fundar a Instituição Marista, foi no intuito de educar e tornar Jesus Cristo conhecido e amado a crianças e jovens menos favorecidos. Essa missão tão linda foi se tornando realidade também em Silvânia, com a chegada dos primeiros Irmãos Maristas: Ciríaco, Affonso Falquetto, Silas, que tive o prazer de conhecer. Meu pai e mais dois irmãos trabalharam e conviveram com eles neste desafio, enfrentando muitas dificuldades!”, relembra.

Maria das Dores destaca que a escola passou por uma grande reforma, o que a tornou uma escola de referência na cidade e região.

Além disso, o Aprendizado Padre Lancísio é reconhecido por oferecer educação de qualidade, estrutura adequada, formação efetiva a milhares de professores da cidade e região, contribuindo para a educação de forma geral.

“Em 88, comecei a trabalhar no Aprendizado Marista Padre Lancísio. Foram 32 anos de muito aprendizado e dedicação. Convivi com muitos outros Irmãos: Hélio Borghi, Walmir, Caio, Davi Nardi, Elias, Jair. Hoje, como ex-colaboradora, meu reconhecimento e gratidão a Deus pela vida dos IRMÃOS MARISTAS e EDUCADORES pela dedicação e trabalho aqui desenvolvidos, e à Instituição Marista por acreditar neste sonho que se tornou realidade aqui em Silvânia! Parabéns, Aprendizado Marista Padre Lancísio!”, celebra Maria das Dores.

Chegada dos Irmãos Maristas em Silvânia

Em 1979, os Irmãos Maristas, na época da então Província Marista do Rio de Janeiro, deram a boa notícia de que assumiria o Aprendizado e que dariam continuidade ao trabalho de Padre Lancísio, que se alegrou com a notícia e fez de tudo para apoiar os Irmãos nessa nobre missão.

O próprio padre fez todos os preparativos para que os Irmãos encontrassem a casa organizada e fossem bem acolhidos pelos meninos. Passou a morar com os Irmãos e dizia com alegria “Virei Padre Marista!”.

Antes, em 4 de outubro de 1974, os Irmãos Maristas foram conhecer o Aprendizado Marista Padre Lancísio a convite de Dom Fernando Gomes dos Santos. Nesta época, o Irmão Claudino Falchetto era o Superior-Provincial.

Além da manutenção financeira do Aprendizado, havia a preocupação de Dom Fernando sobre quem poderia substituir o Padre Lancísio e a equipe. Desde há muito tempo não tinham férias, e os meninos, em sua maioria provenientes da FEBEM, não tinham para onde ir nesse período.

Estudantes em atividade no Aprendizado Marista Padre Lancísio.

Padre Lancísio: crença nas crianças e educação com amor

Construtor e educador de “homens novos”, Padre Lancísio de Souza Batista tinha o Aprendizado como um local especial, dedicado à formação de cidadãos para uma sociedade melhor, mais fraterna.

E ele também animava toda a equipe do Aprendizado para esta nobre missão de educar cristãmente, como Maria, a educadora de Jesus.

Lancísio recebeu ajuda de muitas pessoas, do Estado, da Arquidiocese, e, também, de Irmãs de diversas congregações religiosas, como As Filhas do Coração de Maria, a Congregação das Franciscanas de Allegany e a Congregação das Franciscanas da Imaculada Conceição.

Padre Lancísio, no decorrer dos anos, deixou sua marca. Com seu jeito de ser: simples, alegre, otimista, desportista e incentivador do time de futebol do Aprendizado, sempre se dedicou à Igreja local, acreditando nas crianças e no crescimento delas.

“Amem seus alunos, considerem a inocência que brilha em seus olhos, a simplicidade de suas confissões, a sinceridade do seu arrependimento, mesmo quando pouco duradouro; contemplem a franqueza de seus propósitos, mesmo quando voltam a cair; observem a generosidade dos seus esforços, mesmo quando se mostram constantes tão raramente. O mestre que ama pode dar avisos; o amor que impregna suas palavras confere-lhe simpatia e força de persuasão; suas advertências são recebidas como testemunhos de amizade. Acreditem nas crianças. Amem-nas, aconteça o que acontecer, pois esta é a única maneira possível de trabalhar com êxito junto a elas”. (Padre Lancísio)

Conclusão

A Escola Social Aprendizado Marista Padre Lancísio intervém no desenvolvimento socioeconômico dos estudantes do município de Silvânia, em Goiás, por meio da educação de qualidade.

A unidade oferece formação integral e evangelizadora, que transforma cidadãos prontos para os desafios do futuro

Confira o portal de informações, dicas e notícias do Marista Centro-Norte para ler mais conteúdos como este!