Os alunos do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (ES) tiveram um excelente desempenho nas notas do último Enem. Quatro estudantes da unidade tiraram 980 na redação, ou seja, um desempenho de mais de 90% na prova. Entre os alunos da 3ª série, 40 estudantes tiraram notas entre 980 e 880. A nota do exame pode ser usada nos processos seletivos para ingresso em universidades de todo o país e algumas instituições do exterior. Para o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Helton Sena, o resultado é fruto da boa gestão pedagógica adotada pela instituição. “O resultado obtido pelos estudantes do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, na redação Enem 2022, veio demonstrar que as estratégias adotadas na gestão pedagógica foram assertivas, sendo motivo de muito orgulho e alegria, fruto de um trabalho colegiado e comprometido com os professores da área de Linguagens”, informa.
Além do excelente resultado entre os alunos da 3ª série, destaca-se o desempenho dos alunos da 2ª série que realizaram as provas como treineiros: 25 alunos da unidade obtiveram resultados entre 960 e 880 na prova de redação. Entre eles, está o estudante David Miguel Helmer, que tirou 940 na redação. Neste ano, ele cursa a 3ª série e sonha em ingressar no curso de Medicina. “As aulas foram fundamentais. Eu me dediquei muito. Fazia, em média, duas redações por semana para treinar. Para este ano, pretendo alcançar uma nota maior, já que vou tentar Medicina”, destacou.
Ao longo dos últimos anos, a gestão pedagógica do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha tem alinhado e aperfeiçoado as práticas que envolvem as competências de leitura e escrita dos estudantes, trazendo inúmeras ações que proporcionam movimentos que se assemelham ao máximo ao processo que os alunos vivem no Enem. “Essas intervenções pedagógicas têm ocorrido não somente com a 3ª série do EM. Temos antecipado e trazido algumas práticas e ações que são desenvolvidas já com os alunos do 9º ano do EF, com a finalidade de que possam vivenciar, no cotidiano escolar, o gênero textual dissertativo-argumentativo com maior ênfase”, destaca o coordenador pedagógico Helton Sena.
Além disso, a instituição tem promovido avaliações externas em larga escala. “É notório que a avaliação é essencial para promover uma educação de qualidade, pois é extremamente relevante para o sucesso dos processos educacionais, tendo em vista que viabiliza a construção de um sistema coerente de educação. Entretanto, é a forma como utilizamos as avaliações, principalmente as de larga escala, que propicia os instrumentos que subsidiam a direção desejada e a verificação do processo de ensino e aprendizagem”, explica a professora Mara Darós, vice-diretora educacional da instituição.
Segundo Mara, o uso das avaliações em larga escala pela unidade incorpora indicadores de desempenho como mais um elemento para o conhecimento das necessidades dos estudantes e, assim, estabelece metas mais precisas ao elencar prioridades de intervenção para a melhoria constante dos processos. “Nosso colégio dispõe da assessoria da Plataforma Evolucional, que nos proporciona avaliações de alta qualidade e nos disponibiliza dados importantíssimos que mensuram tanto a qualidade das próprias avaliações quanto, principalmente, o desempenho dos educandos, refletindo nos ótimos resultados obtidos. Sabemos que o processo avaliativo não é o fim, mas o ponto de partida na jornada da aprendizagem e que, ao ser trabalhado com assertividade e compromisso, como fazemos, retroalimenta o processo educativo, impulsionando e direcionando nossos estudantes com vistas ao seu futuro profissional”, destaca.