O Cemadipe está localizado em uma região de risco e vulnerabilidade social, com público de 68% de beneficiários de programas sociais e 87% de pais e responsáveis que não concluíram o ensino fundamental.
Com famílias trabalhadoras, porém com renda baixa, com per capita de R$534,00. O Cemadipe, ao obter o perfil das famílias, realiza ações de solidariedade, com a implantação de projetos que contribuem para a qualidade nutricional das famílias, principalmente das crianças.
Veja algumas das ações de solidariedade do Cemadipe
Entre as ações de solidariedade podemos citar a parceria com os Colégios Maristas, com ações voltadas à arrecadação de alimentos, material escolar, de limpeza e higiene em prol das crianças atendidas pelo Cemadipe.
A parceria com a Adveniat com doação de cestas básicas a todas as famílias atendidas na unidade, fez em muitos momentos a diferença na mesa das famílias.
O Projeto Geladeira Solidária, onde as famílias atendidas doam um pouco do que tem para aqueles que nada tem, simboliza a célebre frase da Oração de São Francisco: “É dando que se recebe”.
Conclusão
Mais do que doar, o Cemadipe participa dos conselhos paritários de direitos do município e do Estado, sobretudo no que tange ao direito de crianças e adolescentes.
As ações de solidariedade, cidadania e políticas públicas reforçam a relação da escola com as famílias, promovendo vínculo afetuoso e contínuo que busca promover a transformação social.
Confira nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista para ler mais conteúdos como este!