Na Rede Marista de Educação, consideramos essencial que nossos docentes sejam agentes que promovem aprendizagens significativas.
Nossos educadores atuam como facilitadores do conhecimento, valorizando a criança como um ser pensante e agente de transformação social. Mas o que realmente significa a identidade docente e como ela é construída?
Identidade Docente: Intencionalidades e Objetivos
A identidade de nossos educadores está profundamente ligada a intencionalidades pedagógicas significativas. Eles protagonizam ações construtivas através de experiências que fazem sentido para as crianças. Ao refletirem sobre suas intenções e objetivos de aprendizagem, os professores planejam suas ações tendo a criança como o centro do processo educativo.
Ambiente Educativo Potencializador
Para que o ambiente educativo seja verdadeiramente potencializador, é essencial que ele seja repleto de vivências ricas: escuta atenta, diálogo aberto, troca de saberes, investigação contínua, despertar da curiosidade e o encantamento com o mundo ao redor.
O educador marista assume o papel de mediador do conhecimento, interagindo e construindo junto com os estudantes saberes que transformarão suas realidades.
Projeto “O Mundo e Nós”: Autoconhecimento e Diversidade
Estamos desenvolvendo o projeto “O Mundo e Nós”, que surgiu a partir da observação e investigação das crianças através de suas diversas formas de expressão.
O objetivo deste projeto é proporcionar às crianças autoconhecimento, respeito à diversidade e uma utilização consciente do espaço em que vivem.
Queremos que elas se reconheçam como partes integrantes e transformadoras do seu ambiente, formando assim uma consciência de si mesmas e do mundo ao seu redor.
Influências na Formação da Identidade
A identidade é influenciada por fatores genéticos, ambientais, sociais e afetivos. Assim, proporcionamos espaços de experiências que favoreçam a construção da personalidade das crianças.
Isso inclui a percepção dos seus traços físicos, o reconhecimento e a gestão das emoções, a construção positiva da autoimagem e a convivência em espaços sociais.
Ser Educador Marista: Experiência de Aprendizagem
Pensar nos espaços e nas experiências a serem propostas exige do educador um olhar muito sensível e atento. A documentação através de fotos, vídeos e registros escritos possibilita uma reflexão contínua sobre o processo educativo, bem como uma visão clara do percurso de aprendizagem de cada aluno.
“Ser educador Marista é estar sempre atento aos sinais dos tempos, aos desafios da contemporaneidade e aos apelos da sociedade atual, buscando construir uma base educativa pautada pelos valores institucionais, impregnados pelo espírito de humildade, fé, esperança e dedicação.” (Aldenir Alves – Vice-diretora Educacional da Escola Marista Champagnat de Iguatu)
A construção da identidade docente na Rede Marista é um processo contínuo que envolve reflexão, planejamento e uma profunda sensibilidade para com os alunos.
É um compromisso de cada educador em ser um mediador do conhecimento, sempre buscando promover um ambiente educativo rico e transformador.
Texto produzido por:
Aldenir Alves de Souza (Vice-diretora Educacional – Escola Marista Champagnat de Iguatu)
Neylhiane Bezerra de Assis (Coordenadora Pedagógica – Escola Marista Champagnat de Iguatu)