Nas aulas de Ciências, nas turmas dos 8°s anos, foi desenvolvido o Projeto “Sexualidade”, que aborda questões relacionadas às típicas mudanças da adolescência.
O diálogo sobre temas que envolvem sexualidade na adolescência traz inúmeros benefícios para a saúde física, mental e emocional de crianças e adolescentes.
É importante respeitar as fases de crescimento e o que abordar em cada uma delas e esses esclarecimentos ajudam a evitar preconceitos e equívocos na maneira de lidar com a questão, e automaticamente, problemas como gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, instrui os jovens sobre como lidar com situações de abuso.
Segundo a Coordenadora do NAP III, Elisângela Vitorino, o projeto pretende causar reflexões sobre essa importante fase da vida, visando transformar esse momento de tantas dúvidas e inseguranças em uma etapa tranquila, a ser vivenciada de maneira consciente e responsável!
Os estudantes e responsáveis foram convidados a participar de palestras de conscientização, que culminaram em apresentações dos alunos, que transmitiram à equipe e colegas o que absorveram durante as pesquisas e diálogos sobre o tema.
Contamos com a presença da Ginecologista Dra. Lorena Piau, que orientou os estudantes sobre assuntos como transição do corpo infantil para adolescente, transformações psicológicas e emocionais que ocorrem naturalmente, gravidez precoce, uso de contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e mudanças hormonais.
Com relação às questões emocionais, a Psicóloga Vanessa Santana orientou as famílias e os adolescentes sobre as características da puberdade/adolescência e sobre como perpassar por essas mudanças de maneira saudável e leve.
Agradecemos à equipe e a todos os profissionais que doaram seu tempo e conhecimento tão valorosos para viabilizar esse projeto tão relevante!