No cenário contemporâneo, a rápida expansão das tecnologias digitais trouxe consigo benefícios significativos, mas também desafios inéditos, especialmente no que diz respeito à segurança e bem-estar de crianças e adolescentes.
Diante do preocupante aumento dos casos de violência virtual direcionada a esse público, torna-se imperativo assumirmos um papel proativo na proteção integral dos estudantes.
Temos, enquanto sociedade, a necessidade urgente de criar estratégias eficazes para a prevenção de violências, especialmente no ambiente virtual, promovendo o cuidado e a proteção integral dos estudantes como dimensão fundamental da Identidade Marista.
Por isso, no dia 21 de novembro, realizamos um diálogo em rede envolvendo todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do Ensino Médio maristas do Brasil.
Este encontro virtual, foi palestrado por Benjamin Horta, Filósofo, Pedagogo, escritor, especialista em Prevenção ao Bullying, e teve como tema “Conexão segura: Estratégias para o cuidado e proteção em ambientes virtuais”, buscando conscientizar os estudantes para a promoção de um espaço virtual seguro.
Perguntamos a alguns estudantes o que eles acharam da live. O aluno Kenzo Higashi Lima, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Dom Silvério/BH, disse que lives como essa possibilitam um maior entendimento acerca do tema: “Achei muito importante ver que o Marista está de fato preocupado com este tema que afeta milhares de jovens em todo o país. Na minha opinião, a parte que mais se destacou para mim, foi a questão do cyberbullying que está cada vez mais recorrente com essa difusão das mídias sociais, e é um problema muito sério. Na live foram abordadas várias questões em relação a como prevenir, o que se deve fazer em casos assim. Achei muito interessante”.
A aluna, Antonella Becattini Ribeiro, 7º ano do Ensino Fundamental, ficou muito feliz pelo Marista ter proporcionado isso aos estudantes: “Achei um tema muito importante de ser falado, pois está se tornando muito comum atualmente, e principalmente, no ambiente escolar. Por isso é importante saber lidar com essas situações, mesmo não sendo praticante, para se algo acontecer, saber como agir”.
Este foi mais um passo em nossa jornada coletiva pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes. Entendemos que a proteção de nossos estudantes não é apenas uma responsabilidade da escola, mas sim de toda a comunidade educativa, onde cada membro desempenha um papel fundamental.
Então, vamos, juntos, abraçar esse projeto para cuidar de nossos estudantes, tanto no online, quanto no offline. Convidamos cada um a ser parte ativa desse propósito.