Os alunos do 6º ano do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha encontraram material plástico dentro de um peixe.
O grupo estudou sobre os efeitos do plástico/microplástico no meio ambiente e, para isso, os estudantes foram motivados a coletarem amostras de areia, a fim de analisar a presença desses materiais.
“Os alunos também trouxeram algumas espécies de peixes disponíveis no mercado para consumo para analisarmos no laboratório, e encontramos, dentro de um deles, material plástico”, explica a professora de ciências Alyne Nogueira.
Segundo a professora, por ser microplástico, o risco de ingestão humana é alto. “Os cientistas já encontraram microplástico dentro do corpo humano na corrente sanguínea, nos pulmões e até no coração, que foi o último órgão mais profundo encontrado, porém, até agora, os cientistas não conseguiram determinar os danos causados na saúde humana pela ingestão do microplástico”, explica.
“Eu achei muito estranho ter encontrado plástico dentro do peixe porque qualquer um poderia ter consumido isso. A partir dessa descoberta, produzimos um trabalho para orientar as pessoas a não causarem tanta poluição, porque essa falta de cuidado pode gerar consequências graves”, destacou a aluna do 6º ano, Pietra Nascimento.
O resultado da pesquisa dos alunos foi apresentado durante a Mostra Marista de Empreendedorismo, Ciências, Inovação e Tecnologia, um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos estudantes do 6º ao 8º ano, com a mediação dos professores das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e Matemática.
Os trabalhos foram realizados com muito empenho e tiveram, como fundamento, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Os ODSs são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Bernardo Saad, aluno do 7º ano, gostou de participar da Mostra. “Tivemos a oportunidade de pesquisar sobre o salário mínimo, a cesta básica e as ODSs. Isso nos possibilitou conhecer realidades diferentes das nossas. Além disso, as práticas foram muito divertidas”, destacou.
Nathália Pretti, mãe de dois alunos do Marista Nossa Senhora da Penha, também aprovou a iniciativa da Instituição. “Foram abordados assuntos importantes do nosso dia a dia, e isso vai gerando consciência e tornando nossos filhos adultos muito melhores, a ponto de transformarem o mundo. O Marista está de parabéns!”, finalizou.