No mês de agosto, os alunos do Ensino Fundamental dos anos iniciais participarão da Simulação Internacional Marista – SIM com a realização da Assembleia dos Comitês da ONU.
O objetivo geral é ampliar o repertório cultural dos estudantes por meio de uma reflexão sobre as problemáticas observadas e/ ou vivenciadas no espaço-tempo escolar e no seu entorno.
Saiba mais sobre a preparação para a Simulação Internacional Marista
Assim, os alunos do 2º ao 5º ano, nos últimos meses, vêm estudando e pesquisando os temas das ODS propostas. Entre as discussões estão questões relacionadas ao uso da água, energia, consumo de alimentos, fome, questões econômicas que impactam na formação de renda, entre outros.
Na última semana, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, partilharam com os estudantes do 5º ano, como é a experiência da Assembleia. Portanto, foi uma partilha muito rica e com contribuições importantes para os alunos que vão participar da discussão pela primeira vez.
“Estamos vivenciando experiências riquíssimas referente ao protagonismo dos nossos estudantes, alunos na faixa etária de 7 a 10 anos foram orientados pelos professores a estudarem alguns temas retratados nos ODS propostos pela ONU. Nesse estudo, desenvolveram pesquisas sobre diferentes temas, participando de palestras e oficinas que consolidaram novas aprendizagens, com uma gama de conhecimentos envolvendo a teoria e a prática. No retorno do recesso, teremos representantes de cada turma para apresentar possíveis soluções dos problemas que envolvem os temas que foram estudados: a vida debaixo d’água em nossa cidade de Vila velha, a energia acessível e limpa, o consumo e produção responsável e a redução das desigualdades sociais. A nossa expectativa é que, a partir dessa dinâmica, tenhamos excelentes propostas de intervenção que contribuirão para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, destaca Alba Valéria de Freitas, Coordenadora Pedagógica do NAP 2.
Sara Reboli, Maria Vitória Leal e Maria Clara Fracalossi, alunas da 3 ° série do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, partilharam suas experiências com os estudantes do 5º ano.
“Eu achei muito interessante essa possibilidade no Ensino Fundamental I, é uma oportunidade que eu não vivi quando tinha essa faixa etária, mas acredito ser muito importante essas discussões. Os alunos estavam muito animados e acho que será um momento incrível para eles também”, afirmou a aluna Sara Reboli.
Conclusão
A culminância do projeto se dará com a realização da Assembleia de Comitês no dia 19 de agosto, quando os alunos votarão para definir as melhores propostas para solucionar os problemas levantados.
Confira nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista para ler mais conteúdos como este!