O Projeto de Vida é um componente curricular do Novo Ensino Médio, previsto pela Lei n.º 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação, mas também de outros órgãos educacionais, que visa conectar os alunos consigo, com o próximo e com as suas ambições e expectativas.
Por meio desse componente, os estudantes encontram mais sentido nos conteúdos que estão aprendendo, no caminho que estão traçando no presente e onde querem chegar.
De alguma forma, o Projeto de Vida pode parecer abstrato, mas, na verdade, ele é fundamental para atingir objetivos pessoais e profissionais, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e também na manutenção da saúde mental.
Preparamos um artigo para que você entenda mais sobre a importância do componente Interioridade Projeto de Vida. Boa leitura!
O que é o Projeto de Vida?
O propósito do Projeto de Vida enquanto componente curricular é estabelecer uma ponte entre quem o estudante é hoje e quem ele deseja ser no futuro.
Nesse sentido, a prática pedagógica desse estudo busca incentivar o jovem a explorar as suas paixões além das salas de aula, estimulando o protagonismo para moldar o próprio destino.
As aulas objetivam auxiliar o aluno no entendimento, de forma mais profunda, de quais são os seus interesses pessoais, profissionais e sociais, que juntos compõem a sua identidade.
De acordo com artigo 35º da Lei n.º 13.415/2017, o currículo do Ensino Médio deve contemplar a formação integral dos estudantes, a fim de construir o seu projeto de vida e desenvolver competências socioemocionais, cognitivas e físicas, essenciais para a maneira com a qual os alunos lidarão com os desafios do futuro.
O componente curricular não é totalmente formal. Na verdade, trata-se de um processo dinâmico e contínuo, que explora outros ambientes da escola, com atividades práticas e reflexivas.
É importante ressaltar que, embora não seja um componente curricular “enrijecido”, o Projeto de Vida é bem estruturado, com planejamento pedagógico estratégico para cada encontro.
Quais são os benefícios do componente Interioridade e Projeto de Vida no currículo escolar?
Trata-se de um componente curricular aplicado no Marista para os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
A seguir, confira alguns dos principais benefícios desse projeto, que busca estimular o autoconhecimento:
- desenvolvimento socioemocional: o componente curricular desenvolve competências socioemocionais essenciais para lidar com a resolução de problemas, a socialização e os desafios do futuro;
- protagonismo: tratados como protagonistas, os alunos compreendem seu impacto na sociedade e tornam-se agentes de mudança em diversos aspectos sociais, culturais, políticos e ambientais;
- autoconhecimento: o estudo do componente incentiva a autoexploração, permitindo que os estudantes identifiquem seus valores e interesses, facilitando decisões alinhadas com suas aspirações e potenciais;
- motivação e engajamento: estabelecendo metas pessoais e profissionais significativas, os estudantes se sentem motivados e engajados em sua jornada educacional;
- orientação profissional: o conhecimento auxilia na exploração de carreiras, permitindo que os estudantes façam escolhas mais alinhadas aos seus interesses e habilidades;
- senso de propósito e realização pessoal: o planejamento de vida proporciona clareza de objetivos e direcionamento, gerando um senso de propósito e satisfação ao alcançar sonhos.
Como é o componente curricular Interioridade e Projeto de Vida?
No Marista, todos os estudantes são acolhidos e respeitados, afinal a missão de São Marcelino Champagnat nos convida a tornar Jesus Cristo amado e conhecido por meio da educação de crianças, adolescentes e jovens. Nenhuma criança passará por nós sem conhecer Jesus Cristo e ter acesso à educação de qualidade!
Com a certeza de que cumprimos essa missão há mais de 200 anos, caminhamos juntos a cada aluno e família na construção do projeto de vida, desenvolvendo a dimensão socioemocional nos nossos colégios, tendo como base a educação integral e humanizada, com premissas e atividades pedagógicas que contemplam:
- o autoconhecimento;
- a construção de relações interpessoais;
- a ética socioambiental;
- a solidariedade;
- e, principalmente, a tomada de decisões.
Tais competências são a base para a busca do sentido da vida, da construção das subjetividades e singularidades, do protagonismo infantojuvenil, da expansão da consciência cultural e da cidadania planetária como compromisso ético-político, tanto dos estudantes quanto dos educadores maristas.
A educação da interioridade é um caminho rumo ao centro do ser, como expressão de sentimentos e emoções, de busca do profundo e do essencial que dá sentido ao ser humano.
É uma proposta educativa universal, experiencial, aberta, integradora e criativa, voltada ao desenvolvimento de perspectivas humanas universais, como o respeito ao próximo, a reflexão sobre a corporeidade, o autoconhecimento e a capacidade de controlar emoções, também conhecida como inteligência emocional.
No Marista Centro-Norte, este componente curricular visa contribuir para o desenvolvimento integral e humano dos estudantes e atende às novas tendências educacionais, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, conforme preconizam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a proposta do Novo Ensino Médio.
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Conclusão
O componente curricular Interioridade e Projeto de Vida é fundamental para que os jovens se autoconheçam, tomem decisões mais conscientes e assertivas, mantenham a saúde mental e entendam o seu caminho para o futuro.