Os alunos do Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte, participaram, no dia 3 de julho, de mais uma aula de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O programa tem dez aulas práticas e teóricas e, nesse último encontro, a turma do 7º ano do Ensino Fundamental encerrou a formação.
Saiba como foi a aula de encerramento do Proerd
Nesta última aula, uma dinâmica muito importante foi realizada. O preenchimento do formulário Ecomapa levou os jovens a discutir quem seriam seus contatos dentro da rede de apoio em situações críticas como casos de oferta de drogas e questões de violência.
Entre as perguntas: se o seu amigo falasse sobre experimentar drogas com quem você conversaria? E por qual motivo fez essa escolha?
Além de preencher o questionário, uma encenação foi realizada com as possíveis situações citadas no Ecomapa, para que os estudantes pudessem refletir sobre os temas.
Para a coordenadora pedagógica do EF II, 6º ao 8º ano, Lilian Costa, em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, o programa contribuiu no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
“O Programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção”, explica.
Para ela, o Proerd tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida dos alunos Maristas.
Formatura
Na terça-feira, 4 de julho, às 19h, foi realizada a formatura dos alunos do 7º ano no Teatro do Colégio. A formação contou com uma abordagem dinâmica e lúdica para atrair a atenção dos alunos.
“O Programa teve o objetivo de mostrar que em qualquer situação eles podem contar com a PM e ter a instituição como referência. Houve uma recepção muito positiva dos alunos e enorme interesse pelo Programa”, comenta o Cabo Pinho, instrutor do Proerd.
A cerimônia contou com a presença do Maj. Quirino, comandante da 124ª Cia – responsável pela área onde fica o Colégio, do Cabo Pinho, instrutor do Proerd, da Banda da PM, além de familiares dos formandos e representantes Maristas.
Conclusão
As ações que garantem a segurança e a qualidade de vida são sempre bem-vindas nos Colégios Maristas.
O Proerd é um programa altamente especial para os estudantes, pois promove a educação antidrogas.
Confira nosso portal de informações, dicas e notícias do Marista para ler mais conteúdos como este!