Muito tem se debatido na comunidade educativa sobre como preparar os estudantes para as novas habilidades do futuro.
A combinação de novas tecnologias, como robótica e inteligência artificial, com processos cada vez mais digitais, terão um forte impacto no consumo, nos relacionamentos e nas funções profissionais.
Quais são as habilidades do futuro?
Segundo Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial e autor do livro ‘A Quarta Revolução Industrial’, “em escala, alcance e complexidade, a transformação que o mundo enfrenta será diferente de qualquer coisa que já tenhamos presenciado”. Para ele, todo esse impacto trará novas ocupações, com atividades profissionais que ainda sequer conhecemos.
E esse é o grande desafio da educação, preparar os alunos com as ferramentas necessárias para encarar o novo cenário que se aproxima, com foco não apenas no desenvolvimento de habilidades técnicas, mas, principalmente, habilidades interpessoais, como:
- pensamento crítico;
- criatividade;
- originalidade;
- flexibilidade cognitiva;
- inteligência emocional;
- e trabalho em equipe.
Como o Marista trabalha para desenvolver essas habilidades?
A vice-diretora Educacional do Colégio Marista Varginha, Vania Ribeiro, acredita que atividades voltadas para aprendizagens ativas e situações que simulam o cotidiano do aluno contribuem para essa nova forma de ensino.
“Ajudar a desenvolver tanto as competências e habilidades do futuro como o lado socioemocional dos estudantes é premissa básica para as escolas inovadoras”, explica.
Conclusão
Esse é o jeito Marista de educar, preparando indivíduos para os desafios da vida e para as habilidades do futuro.