O ensino de um idioma estrangeiro desde a educação infantil pode influenciar não apenas o futuro, mas todo o processo de aprendizagem dos alunos. Ter a fluência em outro idioma é sempre um diferencial importante na formação acadêmica e pode abrir grandes oportunidades no futuro. Transformar os alunos em cidadão globais é uma das premissas do programa de internacionalização do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré (PA). Através do programa Marista Bilíngue, os estudantes são preparados para diferentes níveis de exames de certificação internacional.
Em Belém, o colégio é parceiro educacional da Cambridge Press. “Este ano, nossos alunos, através de nossas valiosas parcerias, realizaram o exame Cambridge Starters na segurança e confiança do nosso espaço escolar”, afirma Maralice Holanda, coordenadora do programa. Esta foi a primeira vez que o exame foi ofertado aos estudantes. “Importante lembrar que somos escola preparatória e que a aplicação é feita pelos nossos parceiros, porém, dentro do nosso espaço escolar. Dessa forma, nossos candidatos contam com a segurança de um ambiente familiar e com a presença de seus professores, que lhes trazem mais confiança”, complementa.
No primeiro exame (Pre-A1 Starters), tivemos a participação de 24 candidatos. “Para nossos alunos, esse é o primeiro e importante passo para subir os degraus das certificações internacionais”, diz a coordenadora. O objetivo é que, após finalizar o Programa Marista Bilíngue, os estudantes estejam aptos a se candidatarem para o exame B2, o maior nível em se tratando de nível acadêmico escolar.
Brunela Zambon é mãe do aluno Luiz Felipe Salviato, do 4º ano do Ensino Fundamental. Ela conta que ficou muito satisfeita com a oportunidade de o filho fazer o exame no próprio colégio. “Por ser dentro da escola, favorece um vínculo de segurança dos alunos durante o teste. Além disso, a própria avaliação que envolve todo um protocolo de preparação e execução do exame ajuda a preparar o aluno para avaliações mais complexas no futuro”, diz.
Entre as vantagens de possuir certificações internacionais estão a possibilidade de fazer faculdade em outros países, se candidatar a programas de bolsas de estudos e a facilidade para intercâmbios e High School.