Com o objetivo de motivar os educandos para o exercício da cidadania, por meio de processos em que os princípios da ética e dos valores cristãos sejam prioritários, e criando a base para a construção de uma sociedade libertadora, justa e humana, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e a Assessoria de Missão do Colégio Marista de Natal (RN) desenvolvem o projeto Liderança e Cidadania com os educandos.
Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte, a instituição de ensino vem realizando um trabalho de sensibilização e formação com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio no que tange ao processo eleitoral para a escolha dos líderes de classe e dos grêmios estudantis do ano de 2023.
“Essa parceria com o TRE é primordial, sendo um momento de compreensão do conceito de liderança, cidadania, processo democrático e todas as questões relacionadas à representatividade estudantil, reafirmando o desejo de São Marcelino Champagnat de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”, afirmou o Irmão Luiz André, diretor do Marista de Natal.
Durante dois dias, servidores do Tribunal estiveram no colégio para dialogar sobre o trâmite eleitoral e apresentar a urna eletrônica para os estudantes. O equipamento será o mecanismo de voto.
“O TRE disponibilizou 38 urnas eletrônicas, pessoal de apoio e toda a assessoria para que possamos realizar com excelência a eleição, que será nos dias 20 e 21 de março”, disse a orientadora educacional Niane Fernandes.
De acordo com o diretor do Marista de Natal, o projeto Liderança e Cidadania visa à formação de lideranças positivas e atuantes na construção de uma sociedade ética e cidadã.