Com foco no desenvolvimento acadêmico e no projeto de vida dos estudantes, muitas sementes são plantadas durante a trajetória escolar no Colégio Marista Patamares (BA). Cada conquista alcançada é um motivo especial para comemorar, como os resultados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e vestibular de instituições de ensino superior.
Referência em educação básica na Bahia, a Unidade destaca-se nos concursos acadêmicos de instituições públicas e privadas. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP no Sistema de Seleção Unificada – SISU 2023, revelam médias acima de 900 na Redação do ENEM e primeiras colocações em universidades. Em olimpíadas do conhecimento, de amplitude regional e nacional, também se observa indicadores positivos como medalhas e reconhecimento nas áreas de Física, Química, Matemática, Astronomia, Astronáutica, entre outras.
Ex-aluno, Enzo Foppel El Hireche Campos celebra o êxito no acesso à graduação desejada. Ele ingressou na família marista em 2015, concluiu o Ensino Médio em 2022 e foi aprovado para o curso de Direito da Universidade Federal da Bahia – UFBA e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. “Diferenciais da educação Marista, como a atenção e o cuidado no ensino, são primordiais na aprovação. Além do esforço individual que é indispensável”, explica Campos.
As ações sociopedagógicas do Colégio fomentam tais resultados. Diversas propostas são realizadas e potencializadas principalmente no Ensino Médio: simulados, avaliações em larga escala, aulões preparatórios, programas de itinerários avaliativos são exemplos.
De acordo com Vagna Oliveira, vice-diretora educacional do Marista Patamares, as conquistas são frutos de um trabalho sistemático e de qualidade. “Os projetos realizados têm a convicção que o trabalho em rede, com uma equipe comprometida e foco na formação integral dos nossos estudantes, assim como a parceria com as famílias, seguem no caminho das aprovações”, afirma.