No Marista Centro-Norte, só temos boas notícias! Após os ótimos resultados das turmas concluintes de 2022 nos vestibulares de universidades de todo o país, foi a vez dos nossos alunos conquistarem as melhores notas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Divulgadas no último dia 9 pelo Ministério da Educação, as notas do exame são usadas como critério de seleção em universidades públicas e particulares do país, além de indicar os resultados para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
São muitos os alunos maristas que conseguiram notas acima de 920 na redação. Outros tantos conseguiram 980. Mesmo com um tema nada fácil – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“–, nossos alunos mostraram que o entendimento da realidade passa pelos bancos escolares, mas também por outros movimentos, como os projetos de solidariedade, esporte, cultura e arte, oferecidos por nossas escolas e colégios. De acordo com Deysiane Pontes, gerente socioeducacional, a jornada do educando no Marista vai muito além dos resultados no Enem, englobando toda a trajetória de preparação. “O desempenho positivo é resultado do esforço pessoal, em conjunto com a competência dos educadores e o apoio incondicional das famílias. O Marista Centro-Norte acredita que o espaço escolar, o material didático, a parceria dos alunos e a atuação das equipes docentes se complementam e fortalecem este processo”, avalia.
Próximo passo
A partir de agora, os educandos começam a indicar as universidades nas quais pretendem estudar e os cursos de preferência. Os mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharias, são as preferências de muitos alunos. Essas conquistas refletem a consolidação da nossa matriz curricular que caminha junto a valores como respeito e compromisso com a sociedade. Parabéns, estudantes!