Como está a aprendizagem dos nossos estudantes? Eles têm as habilidades necessárias aos desafios da série em que estão e sabem o que precisam para desenvolver os potenciais? Para responder a essas e outras questões, e contribuir com o projeto de vida dos educandos, os colégios e as escolas do Marista Centro-Norte oferecem as Avaliações em Larga Escala. Do 1º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio, são aplicadas avaliações em diferentes áreas do conhecimento, que geram dados e informações que auxiliam alunos e equipes pedagógicas na identificação de fragilidades, habilidades e competências nas áreas do conhecimento.
Em 2023, as avaliações terão início em 6 de fevereiro, com foco no diagnóstico da aprendizagem do 4º ao 9º ano. Em parceria com a Evolucional, responsável pelo instrumento avaliativo e pela plataforma onde são colocados os resultados, serão quatro blocos de prova (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), cada uma com quantidade de itens específicos para as séries e redação. Em março e abril, será a vez do Simulado Enem, da FTD e da Evolucional, para as 3ª séries do Ensino Médio. As avaliações, ao longo da trajetória escolar marista, contemplam, ainda, o Programa Marista de Avaliação (PMA); os Simulados do Sistema Marista de Educação; a Avaliação de Aprendizagem Marista, SAEB e a Avaliação do Currículo Marista.
E depois?
“Em posse de todos os dados, a equipe da gerência promove os programas de acompanhamento, dentre eles o Programa de Aceleração de Resultados, voltado ao Ensino Médio. Para isso, analisa os números, sugere alternativas de melhoria e orienta a elaboração de Plano de Ação”, destaca Deborah Villeth, analista educacional. A ideia, segundo ela, é alavancar os resultados, a partir do mapeamento do que os educandos precisam, oferecer às equipes pedagógicas estratégicas para avanço, definir responsabilidades e indicar trilhas formativas para subsidiar as ações.