Instituído pela ONU, em 1985, o Dia do Voluntariado é comemorado em 5 de dezembro. O objetivo é fazer com que o espírito de solidariedade se espalhe pelo mundo. No Marista, mais do que uma data, o compromisso com a sociedade e as pessoas em situação de vulnerabilidade social está no coração da missão institucional e faz parte do cotidiano dos colégios. A exemplo da participação em instâncias colegiadas de formulação e gestão pública, como conselhos de direitos, em campanhas nacionais e debates nessa área. Existem, também, iniciativas que fomentam o protagonismo infantojuvenil, como as Comissões das Juventudes, o Voluntariado Estudantil Marista (VEM) e a Missão Marista de Solidariedade (MMS). Os resultados de 2022 são um sucesso.
Depois de dois anos de impacto da pandemia de Covid, a Missão Marista de Solidariedade voltou a fazer a diferença em municípios de baixa renda. Neste ano, cerca de 320 estudantes, de 13 colégios e escolas, participaram da MMS em 2022. A presença se deu por meio de oficinas, rodas de conversa e visitas às casas da população local para partilha, oração e divulgação do projeto. Os grupos vão à cidade escolhida, por três anos consecutivos, sendo o último dedicado a gesto concreto, que pode ser traduzido com construção, pintura ou restauração de espaços públicos.
O VEM também contribuiu para transformar vidas, mobilizou cerca de 200 educandos, de 11 unidades, para doarem tempo, atenção e amor a quem precisa. A rotina envolve seleção de instituição, articulação para a ida das equipes maristas e definição das ações voluntárias que serão oferecidas, a partir da demanda. Em contrapartida, pede-se da entidade formação aos estudantes sobre o trabalho realizado no local, propósito institucional e benefícios aos atendidos.