Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte, participaram de uma atividade voluntária muito especial em uma praça do bairro São Pedro. O grupo de 20 alunos mobilizou-se para revitalizar o jardim da praça Dom Silvério, demonstrando o seu compromisso com a comunidade ao redor do colégio.
Após uma avaliação dos arredores da praça feita pelos estudantes, identificou-se, entre outros aspectos, a falta de flores no lugar. Sabendo da importância delas para o processo de polinização, as crianças, que têm todas em torno de 7 anos de idade, plantaram mudas da espécie beijinho com ajuda do jardineiro do colégio.
ODS incentivou a atividade voluntária
A iniciativa começou como um aprendizado sobre o voluntariado, inspirada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 da ONU:
“Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.”
Os ODS permeiam muitas das ações sociais e pedagógicas dos Colégios Maristas, direcionando a atenção da educação para uma formação integral de adultos responsáveis, éticos e preocupados com o futuro do mundo.
Resultados do voluntariado na Praça Dom Silvério
A atividade voluntária dos estudantes também teve como objetivo tornar o jardim da Praça Dom Silvério mais bonito e agradável, atraindo, dessa forma, mais pessoas para circularem no local.
Além do plantio das flores beijinho, os alunos têm um projeto para produzir, durante as aulas, sinalizações em formato de flor feitas em papel colorido. Nelas, eles escreverão mensagens bilíngues pedindo aos transeuntes que ajudem a preservar o espaço.
Para acompanhar outras ações voluntárias dos Colégios Maristas, acompanhe o portal Marista On.