Os estudantes Marista são protagonistas quando o assunto é aprendizagem. Seja dentro de sala de aula, seja estendendo os estudos em casa, aqui no Colégio Marista Padre Eustáquio nós entendemos a importância de manter vivo o conhecimento construído em sala de aula para alcançar resultados acadêmicos ainda mais produtivos.
Neste sentido, nossos educadores incentivam, principalmente no Ensino Médio, a sede de saber dos estudantes. Esse estímulo consiste, também, na preparação para o vestibular e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que não só pode, como deve acontecer dentro e fora do colégio.
Para que esse processo seja aproveitado ao máximo, nossa equipe pedagógica preparou algumas dicas que vão ajudar você a transportar a excelência acadêmica Marista para os estudos dentro de casa e aumentar a produtividade deste momento tão importante:
Como estudar em casa?
1. Monte cronogramas e checklists
Organização é tudo – mas ser realista também!
Por isso, ao criar seu cronograma de estudos, pense em metas possíveis que vão desafiar mas não desestimular você. Tenha um checklist para as suas tarefas e preencha sempre que completar alguma: o sentimento de trabalho feito é uma ótima recompensa pelo esforço.
2. Faça anotações
Anotações são importantes para fixar o conhecimento e até para tirar dúvidas.
Ao se deparar com algum questionamento na matéria, anote e, caso não consiga sanar a dúvida depois de estudar o conteúdo, leve para a sala de aula. Afinal, o educador estará lá para te ajudar.
3. Elimine as distrações
Estudar em casa exige muita concentração, pois é um ambiente híbrido de convivência e foco.
Por isso, dedique um espaço silencioso apenas para esse objetivo, de preferência que não conflite com outras atividades suas ou da sua família durante o seu momento de atenção.
4. Conheça seu estilo de aprendizagem
Cada pessoa tem facilidades diferentes quando o assunto é adquirir conhecimento.
Seja lendo, escrevendo ou até mesmo escutando e falando, é importante conhecer os métodos de estudos individuais para escolher aquele que se adapta melhor ao seu estilo.
Confira algumas dicas de estudos de um dos nossos colégios
Lembre-se: o melhor método é o que funciona para você.
5. Vá além do material didático
Hoje em dia, temos a tecnologia em nossas mãos o tempo inteiro. Por isso, nada melhor que torná-la uma poderosa ferramenta de pesquisa.
Especialmente se você vai estudar em casa para vestibular ou ENEM, busque fontes confiáveis, como artigos científicos e sites renomados dentro da sua área de estudo. Dessa forma, você ampliará seu repertório de conhecimento.
6. Descanso é importante
Engana-se quem pensa que estudar em casa é mais fácil: na verdade, é muito comum que os estudantes exagerem no tempo de concentração, como se precisassem “compensar” o fato de estar fora da sala de aula.
Porém, é preciso respeitar seus limites. O cérebro precisa de descanso para consolidar as memórias e os aprendizados, então faça pausas e invista em boas noites de sono.
Se você está seguindo todas as etapas corretamente, a sua aprendizagem em casa pode sim, ser suficiente para expandir sua produtividade acadêmica!
Acompanhe o portal do Marista Centro-Norte para continuar tendo dicas como essa!
Imagem: Freepik