Educação Infantil e Ensino Fundamental I

  • Artes

O fazer artístico é aprendido como construção cultural, sendo também uma das linguagens que favorece o desenvolvimento da criança.

-Projeto Criando e Reinventando

O projeto favorece o conhecimento da vida e obra de pintores de diversos estilos e movimentos artísticos. Visa despertar na criança a expressão de sentimentos por meio da apreciação estética e crítica, possibilitando o contato com a História da Arte (de forma parcial, através do estudo da vida do artista seu percurso, conhecimento de algumas de suas obras, detalhes, cores e formas). Possibilita a produção (o fazer artístico) e desenvolve as habilidades das técnicas usadas pelos artistas.

  • Brincar

É o tempo e o espaço de interação e aprendizado, de construção e representação social.

-Projeto de pesquisa: Jogos e Brincadeiras

O projeto “Jogos e Brincadeiras” cria condições para que o aluno conheça o próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras, cognitivas e perceptivas. Oferece às crianças espaço para a imitação, a fantasia, as invenções e registros (de diversas formas) de atividades prazerosas. Também tem por intuito resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras que fazem parte da nossa cultura e que estão sendo esquecidas com o tempo, além de promover a socialização e troca de conhecimentos.

  • Letramento

A criança é alfabetizada por meio de práticas de letramento.

-Quem conta um conto aumenta um ponto

A fundamentação teórica desse projeto se apoia sobre a tese de que o trabalho com a literatura infantil e juvenil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores. O objetivo é estimular o prazer pela leitura, trabalhar com gêneros literários diversos possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras, além de resgatar histórias da comunidade por meio de contos populares e desenvolver a reescrita de histórias por meio da produção textual.

  • Avaliação de Competência Leitora e Escritora Marista

Avaliação para diagnóstico da alfabetização e do nível de letramento dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental I

  • Cultivando Leitores

 O estimulo a leitura acontece desde os primeiros anos da Educação Infantil, com a leitura dos contos e histórias pelos pais. As crianças são convidadas a ilustrar as narrações por meio de desenhos. O projeto tem continuidade no Ensino Fundamental I. Nessa fase, os educandos devem ler um livro de história por semana e dissertar, criando uma releitura de cada obra. No final do ano letivo, as famílias recebem um portfólio das atividades realizadas durante o ano.

 -Pequenos Escritores/ Tarde de Autógrafos  

Ao longo do ano letivo os educandos do 1º Ano do Ensino Fundamental I produzem redações e histórias sobre sua realidade e universo (família, amigos e escola). A compilação, em formato de livro com ilustrações (desenhos a mão também produzidos pelos alunos), é apresentada no final do ano, no evento da Tarde de Autógrafos.

  • JIM Mirim

Desde os anos iniciais os educandos são estimulados a prática esportiva e cultural. A realização dos Jogos Internos Maristas Infantil tem por intuito desenvolver o intercâmbio social, cultural e desportivo, ressaltando os aspectos formativos e as boas relações entre educandos e educadores. O projeto atua também para o desenvolvimento de novas linguagens e para promover a interação entre fé e cultura, aliado ao dinamismo, participação e criatividade que o esporte e a arte podem promover.

 

Ensino Fundamental II- 6º ao 8º Ano

Da infância a adolescência o educando é orientado, com afetividade e firmeza, para a construção da sua autonomia intelectual e social. Com programas de ensino solidamente elaborados e um projeto educativo contemporâneo, os estudantes experimentam, constroem e aprendem o conhecimento socialmente relevante.

-Iniciação Científica

-Educação Patrimonial

-Educação em Direitos Humanos

-Ética Relacional

  • Olimpíada Provincial de Matemática

A Olimpíada Marista de Matemática é para os estudantes da 8ª série/9ª ano do Ensino Fundamental. O projeto favorece a pesquisa, a criatividade, a colaboração e o trabalho em equipe e oportunizar atividades de raciocínio lógico. Estudantes e professores são convidados a trabalhem em conjunto, incentivados a exercitarem o protagonismo e a criatividade para qualificar o ensino e a aprendizagem em Matemática. O objetivo principal é despertar o interesse pela disciplina, revelar novos talentos e leva-los a aprimorar as habilidades e competências matemáticas ao longo do percurso acadêmico. Por meio do projeto, os grupos desenvolvem um jogo com o aplicativo Scratch 2.0, software utilizado em mais de 150 países e traduzido para mais de 40 idiomas.

 

9º Ano e Ensino Médio

  • Orientação Vocacional e Profissional

Com o grande número de cursos e profissões existentes, pode ser difícil fazer uma escolha. Por isso, oferecemos visitas a instituições de ensino superior, palestras temáticas, exercícios práticos e atendimento individualizado para auxiliar cada educando no momento da dúvida.

  • Novos componentes curriculares

Os vestibulares cobram cada vez mais a compreensão e o pensamento crítico em diferentes áreas do conhecimento. Por isso, inserimos novas disciplinas como: sustentabilidade, indicadores sociais, estatística e probabilidade, cultura contemporânea, política e economia.

  • Simulados do Enem

Muitas instituições de ensino superior estão utilizando a nota do ENEM para validar o ingresso de novos alunos. No Marista, oferecemos simulados no modelo ENEM aplicados periodicamente. Com isso, nossos estudantes podem se preparar e se familiarizar com o estilo da prova.

  • SIMA

Desde o ano de 1999, a instituição realiza o próprio sistema de avaliação em larga escala por meio do SIMA – Sistema de Avaliação Marista. O projeto pedagógico avalia a eficiência dos processos educativos no contexto escolar, por meio da aplicação de provas, no horário de aula.

O objetivo da iniciativa é levantar dados que contribuam na qualificação da prática educativa e no processo de gestão. As avaliações, aplicadas no segundo semestre, são de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia). O SIMA é uma avaliação externa do Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional – INADE, responsável pela elaboração das provas e divulgação dos índices de qualidade das unidades Maristas.

  • Olimpíada Provincial de Língua Portuguesa

A Olimpíada Marista de Língua Portuguesa se destina as turmas do 2º ano do Ensino Médio. O projeto, que envolve estudantes e professores das unidades educacionais e sociais, incentiva o exercício da autoria, do protagonismo e da criatividade. Visa, ainda, contribuir na melhoria do desempenho dos estudantes na disciplina. A partir da imersão no universo da interpretação, os estudantes são convidados a conhecer o universo da interpretação de textos acadêmicos, publicitários, jornalísticos, charges e vídeos. A partir dos projetos, os estudantes são estimulados à leitura de mundo e a valorizar o espírito de participação, socialização, além de incentivar a constituição do cidadão crítico, autônomo e reflexivo. Como trabalho final, os grupos produzem a revista digital.

  • Intercâmbio Pedagógico Nacional e Internacional

Referência nas dimensões de educação, evangelização, solidariedade e defesa de direitos, em 82 países, o Marista proporciona aos estudantes a experiência da internacionalidade e o contato com a diversidade cultural que caracteriza os quase 200 anos da instituição. O Intercâmbio viabiliza o encontro de jovens que partilham o sonho de conhecer outras culturas, aprimorar os idiomas inglês e espanhol e vivenciar o ambiente escolar em outro país.

  • Jogos Internos Maristas- JIM

Os Jogos Internos Maristas visam descobrir os valores através da atividade física, religiosa e cultural, bem como desenvolver o intercâmbio social, cultural e desportivo. Sempre ressaltando os aspectos formativos e de boas relações entre educandos e educadores.