Podem participar das olimpíadas estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e dos 1º e 2º anos do ensino médio.

 Post_olimpiada_matematica-03 Post_olimpiada_portugues_2016-03

De 05 a 09 de setembro, as unidades socioeducacionais – colégios e escolas sociais – da Província Marista Brasil Centro-Norte poderão se inscrever na Olimpíada Marista de Língua Portuguesa e na Olimpíada Marista de Matemática. Realizadas anualmente pela Gerência Educacional da PMBCN, este ano serão disponibilizadas cinco vagas por unidade, com projetos distintos a públicos específicos.

Os interessados devem procurar as coordenações dos segmentos e se informar sobre como participar das atividades. Acesse aqui os regulamentos deMatemática e Língua Portuguesa.

A Olimpíada Marista de Matemática tem por objetivo desenvolver, em equipe, jogo digital pelo software educativo Scratch. Usado em mais de 150 países, o Scratch está disponível em 40 idiomas e é fornecido, gratuitamente, aos principais sistemas operacionais do mundo. Podem participar dessa olimpíada estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Dentre os critérios de avaliação estipulados no regulamento estão a inovação e a possibilidade de aprendizagem por meio do jogo.

A Olimpíada Marista de Língua Portuguesa se realiza com o objetivo de incentivar a escrita, a leitura, a pesquisa e o trabalho em equipe. Destinada aos estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio, o foco é a produção de uma campanha publicitária, sobre três temas a serem escolhidos pelos participantes: Prevenção e enfrentamento ao bullying; Direitos e inclusão das pessoas com deficiência; e, Casa Comum, nossa responsabilidade. A criatividade está entre os critérios de avaliação do trabalho.

Metodologia

As olimpíadas serão realizadas em duas fases. A primeira etapa inclui a preparação dos grupos, com momentos voltados às reuniões de equipes e à pesquisas. A segunda etapa é o momento de os estudantes elaborarem o projeto do jogo, no caso da Olimpíada Marista de Matemática, ou para a produção da Campanha Publicitária, para aqueles que participarão da Olimpíada de Língua Portuguesa. Ambos projetos deverão ser inscritos na plataforma do Núcleo Marista de Educação a Distância (NEaD) até o dia 17 de setembro.

Premiação

Os resultados serão divulgados pela Comissão Organizadora das Olimpíadas no dia 24 de outubro. Após os resultados, cada unidade realizará cerimônia para premiar as equipes que conquistarem os melhores resultados, com tablets, fones de ouvido Over The Ear, kits de livros e haverá, ainda, menção honrosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar