A descoberta de um plástico biodegradável está sendo apresentada no Experiment AL 2019
Banana verde, glicerina, vinagre e água. Essas são as principais matérias primas utilizadas para a produção de um plástico biodegradável. A descoberta é dos alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Marista de Maceió, durante as aulas de Química, no Laboratório de Ciências do Colégio.

A experiência está repercutindo no meio acadêmico do Estado. Os alunos Anne Kelly Silva, Lucas Paulino, Carlos Augusto Soares, Mylena Queiroz e Letícia de Melo, orientados pelos professores Marcia Buarque e Luciano Freiras, foram selecionados para participar do Experiment AL 2019, uma das áreas temáticas da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece até domingo, no bairro de Jaraguá.

A experiência vem sendo trabalhada e aperfeiçoada há cinco meses, quando os alunos iniciaram os testes para a Feira de Empreendedorismo Marista 2019. “É um trabalho contínuo. Estamos focados em aperfeiçoar a técnica e desenvolver produtos a partir dela, como sacolas, canudos e embalagem para alimentos”, adiantou a professora Márcia Buarque. Para os alunos, a experiência é a oportunidade para novas conquistas. “Estamos aproveitando esses espaços,  adquirindo mais experiência e pensando nas próximas etapas. Se conseguimos a aprovação em um instituto de pesquisa, conseguiremos mais investimentos para o projeto”, destacou a estudante Mylena Queiroz.

Reconhecimento – Para Paula Renata, professora de Geografia, que também tem trabalho exposto no evento, o projeto do Marista está impressionando. “O trabalho é incrível. Vocês estão de parabéns. É uma descoberta sustentável que pode trazer excelentes frutos para o meio ambiente”, afirmou.

O Experiment AL reúne escolas de todo o Estado, que possuem projetos inovadores. E a participação no evento ainda pode render aos estudantes uma bolsa de estudos junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Para isso, os estudantes serão avaliados durante os dias de participação no evento.

O Colégio Marista de Maceió tem espaço garantido nos dias 06 e 07 de novembro. A entrada no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas (próximo ao Centro de Convenções), onde estão os estandes, é gratuita, e pode ser visitada das 8h às 18h.