O mundo muda, você evolui e a gente acompanha.

Excelência Acadêmica

A educação Marista se traduz em projeto pedagógico e matriz curricular própria, que unem inovação, tradição e princípios cristãos. Por meio do Sistema Marista de Educação, oferece desenvolvimento em múltiplas dimensões, alicerçado em novos campos de conhecimento como Iniciação Científica, Educação Patrimonial, Direitos Humanos, Ética e Urbanidade, Indicadores Sociais, Sustentabilidade, Culturas Contemporâneas, Política e Economia. Em vista de preparar os estudantes para o exercício da cidadania, desafios da vida, Enem e vestibulares, nossos professores são continuamente formados para contribuir com os processos educacionais contemporâneos.

Formação Humana e Cristã

Além de preparar os estudantes para os desafios acadêmicos, o Marista forma cidadãos preparados para um mundo em constante transformação. Por meio de projetos transformadores, como a Pastoral Juvenil Marista (PJM), a Missão Marista de Solidariedade e a Infância Missionária nossos estudantes são instigados a agir por um mundo mais justo e solidário. Desde as séries iniciais, com o projeto Amiguinhos de Champagnat, passando pela Catequese até os Grêmios Estudantis e Comissões de Juventude, o estudante marista é acompanhado para o desenvolvimento integral.

Avaliações e Simulados

Com o objetivo de avaliar a eficiência da prática educativa no contexto escolar e contribuir na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, o Marista aplica, sistematicamente, avaliações aos estudantes, por meio do SIMA – Sistema Marista de Avaliação e do Programa Marista de Avaliação. Além dessas avaliações internas, promove o Simulado Marista Enem, a fim de preparar os estudantes do ensino médio para o Enem. Dessa maneira, aprimora reflexões, habilidades e competências dos conteúdos aprendidos.

Educação tecnológica

O Marista conta com uma plataforma educacional virtual – NEaD –, que disponibiliza conteúdos e objetos de conhecimento inovadores, preparados pelas equipes docentes, bem como facilita a comunicação com a família e a organização estudantil. A proposta de Educação Tecnológica* utiliza-se de conjuntos da Lego Education e trabalha os conteúdos e habilidades de Ciências e Matemática com os desafios que provocam a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar. O programa busca contribuir para a formação dos estudantes, na compreensão de um mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos.

*Consulte, com o colégio de sua cidade, a disponibilidade desse projeto.
Incentivo ao Esporte e à Cultura

Por meio de serviços de incentivo a escolinhas esportivas (SETE) e de desenvolvimento de projetos culturais e artísticos (SEAC), nos períodos extracurriculares, o Marista contribui para maior socialização e participação dos estudantes na comunidade educativa e no desenvolvimento integral. Além disso, o Marista apoia e incentiva os estudantes a participaram de competições internas e externas, além de festivais de arte e recreativos. Muitos de nossos ex-estudantes são hoje atletas de alto nível e artistas reconhecidos no país e internacionalmente.

Internacionalização

O Marista também se preocupa em formar os estudantes para serem cidadãos globais. Por meio de projetos de internacionalização, promove o contato com línguas e culturas estrangeiras, aumentando as oportunidades para o futuro de nossos estudantes. Por meio do High School*, estudantes podem obter dupla certificação no ensino médio, do Brasil e dos Estados Unidos. Com o Intercâmbio Marista*, eles têm a oportunidade de imersão na língua e na cultura de outros países e com o Marista ID* a formação extracurricular na língua inglesa, com certificação e avaliação internacional da Cambridge Language Assessment.

*Consulte, com o colégio de sua cidade, a disponibilidade desses projetos.
Projetos Diferenciados

O Marista é movido pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. Diversos outros projetos colaboram para a finalidade de ofertar educação inovadora. Exemplo desse comprometimento são os projetos como a Simulação Interna Marista, laboratórios de Matemática, produção de redação e olimpíadas internas de conhecimento.

Educação Infantil

A educação Marista valoriza o brincar, como linguagem privilegiada de comunicação com a infância. Isso nos inspirou a uma proposta educativa que atende a essa faixa etária curiosa e pronta para o movimento alegre e desafiador das brincadeiras. Em nossos colégios, a criança é cuidada e estimulada para o desenvolvimento integral, nas dimensões emocional, social, corporal, intelectual e espiritual. Isso ocorre atendendo à maneira do estudante interagir com as pessoas e com a realidade, por meio da descoberta e pela prazerosa construção de conhecimento. A matemática, a exploração da natureza e do entorno social, a leitura e a escrita, são percursos que a criança vivencia na educação infantil.

Ensino Fundamental – anos iniciais

O ensino fundamental marista é norteado por valores humanos e espirituais, sensibilidade frente ao próximo, acolhida da diferença e amor ao meio ambiente. A proposta educativa Marista promove a vivência concreta, a experimentação e a criatividade da criança, rumo ao despertar científico e acadêmico. O estudante tem a possibilidade de exercer, por meio de projetos integrados das várias áreas do conhecimento, a curiosidade e despertar os próprios saberes. O jeito marista de educar fundamenta-se na formação integral do estudante, que respeita, incentiva e desafia a criança como protagonista do processo de aprendizagem, para a progressiva autonomia intelectual e moral.

Ensino Fundamental – anos finais

Nos anos finais do ensino fundamental os estudantes são apoiados pela busca de apropriação do conhecimento e desenvolvimento das competências e habilidades nos campos acadêmico, político, ético, estético e tecnológico. A educação marista engaja a inteligência do estudante em operações e leituras de mundo, marcadas por raciocínios mais complexos e conceituais. Eles também são estimulados com criatividade, criticidade, capacidade propositiva e posicionamento pessoal em favor da transformação da sociedade. O Marista favorece a participação e o protagonismo, ao permitir que assumam responsabilidades pessoais e coletivas. Educa para a cidadania e prepara gerações com maior consciência política e positiva intervenção social e ambiental.

Ensino Médio

O ensino médio é etapa concluinte da formação integral do estudante para intervenção cidadã e crítica no mundo contemporâneo. No 1º e 2º ano, são trabalhadas habilidades cognitivas que possibilitam compreender as sociedades, as ciências e as relações existentes com maior profundidade. No 3º ano, além da matriz curricular base, o estudante marista intensifica a rotina de estudos com simulados e aulões interdisciplinares, em preparação para o Enem e vestibulares. Na família marista, os adolescentes convivem no espaço educativo com estímulos e orientações ao respeito às diferenças. Temos compromisso ético e espiritual de favorecer a consciência de atuação cidadã a serviço do mundo.

Integral

A Educação Integral compreende o desenvolvimento de todas as dimensões e aspectos do ser, com a ressignificação da escola em função de jornadas integrais, nas quais o estudante permanece no Marista nos períodos matutino e vespertino. Com programa curricular para as a educação infantil e ensino fundamental I, o estudante participa de atividades em período integral, com mais tempo dedicado às atividades de sala de aula. A ampliação do tempo favorece vivências e oportunidades, que incluem lazer, artes, esportes, oficinas voltadas às aptidões pessoais, gestão de projetos pessoais e grupais, reforço das competências, habilidades e conteúdos para a excelência acadêmica.

* Disponível apenas para as unidades: Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré (Belém/PA), Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (Vila Velha/ES), Colégio Marista São José – Tijuca e Colégio Marista São José – Barra (Rio de Janeiro/RJ), Colégio Marista Dom Silvério (Belo Horizonte/MG).