Rede-Brasileira-1

 

Este projeto faz parte do Programa Economia Solidária do Instituto Marista de Solidariedade – IMS. É uma cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE – e União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE (Convênio Nº 776106/2012), executado IMS, em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES.

O Projeto Rede Brasileira de Comercialização Solidária – Rede ComSol tem como objetivo articular, organizar e animar uma Rede Brasileira de Comercialização Solidária constituída por empreendimentos econômicos Solidários comerciais (feiras permanentes, lojas/centrais/bodegas/quiosque e centros públicos de economia solidária) e como estratégia de fortalecimento da economia solidária e de arranjos econômicas de comercialização solidária com vistas à integração nacional das políticas de comercialização e promoção do desenvolvimento territorial sustentável e a superação da pobreza extrema no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria.

Objetivos:

  • Construir coletivamente as normativas e as estratégias da Rede Nacional de Comercialização Solidária.
  • Integrar e fortalecer a identidade nacional da comercialização solidária no Brasil.
  • Dialogar sobre a Rede Brasileira de Comercialização Solidária com órgãos públicos municipais e estaduais que estão desenvolvendo ações integradas de economia solidária no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, com as organizações que executarão a Rede CFES e as ações do SCJS.
  • Fortalecer redes e cadeias produtivas entre os diferentes atores da comercialização justa e solidária no Brasil.
  • Realizar processos participativos e continuados de assessoramento técnico junto aos EES comerciais (feiras permanentes, lojas/centrais/bodegas/quiosques e centros públicos de economia solidária), com enfâse nos seguintes temas: comércio justo e solidário; diagnósticos de viabilidade técnica, econômica e organizativa; planos de sustentabilidade econômica, de logística e de gestão comercial; prospecção de negócios; projetos de financiamento e investimentos com vista ao aperfeiçoamento dos canais de comercialização solidária.
  • Garantir a identidade da comercialização solidária e do comércio justo e solidário nos espaços comerciais da Rede Nacional de Comercialização Solidária.
  • Divulgar as estratégias e a Rede Nacional de Comercialização Solidária.
  • Produzir, sistematizar e disseminar metodologias, informações e materiais conceituais e metodológicos de assessoramento técnico sobre comercialização justa e solidária, em linguagem clara e que atenda as especificidades da economia solidária.

Metas:

  1. Articulação e Estruturação da Rede Nacional de Comercialização Solidária;
  2. Assessoramento e acompanhamento aos EES comerciais (feiras permanentes, lojas/centrais/bodegas/quiosques e centros públicos de economia solidária) articulados na Rede Nacional de Comercialização Solidária.
  3. Divulgação das estratégias dos pontos fixos de comercialização e da Rede Nacional de Comercialização Solidária.
  4. Promover a comercialização e visibilidade dos produtos e serviços dos EES comerciais.

Resultados Esperados:

  • 01 Rede Nacional de Comercialização Solidária constituída e em funcionamento com plano de ação;
  • 01 Base de Serviços de Comercialização Solidária (BSCOMSOL) articuladas e assessorando EES comerciais nas diferentes regiões brasileiras;
  • No mínimo 140 EES comerciais e 01 BSCOMSOL com Assessoramento Técnico e Contínuo;
  • A temática comercialização solidária fortalecida por meio de Advocacy – incidência realizada junto a organismos da sociedade civil e governos;
  • Intercâmbio realizado entre os diferentes EES comerciais da Rede ComSol nas diferentes regiões do país;
  • Espaços fixos (feiras permanentes, lojas/centrais/bodegas/quiosques e centros públicos de economia solidária) para comercialização solidária promovidos e fortalecidos;
  • Um site de comercialização solidária implantado e em funcionamento para divulgação. Articulação e comercialização da Rede ComSol;
  • No mínimo 140 planos de viabilidade técnica, econômica e organizativa com logística e gestão comercial elaborados;
  • Um plano de Comunicação e Marketing elaborado para a Rede ComSol;
  • Metodologia de assessoramento técnico em comercialização solidária sistematizada e disseminada;
  • Padronização visual em no mínimo 140 espaços de comercialização solidária participantes da Rede ComSol;
  • Comercialização e visibilidade dos espaços comerciais fomentados;
  • Eventos nacionais e estaduais para integração de espaços de comercialização solidária realizados;

Para participar da Rede ComSol

Para participar é muito fácil, basta preencher a Carta de Adesão à Rede ComSol e o Formulário de Inscrição de Ponto Fixo e enviar para ecosol@m.marista.edu.br

Carta-de-Adesão-300x128 FICHA-DE-INSCRIÇÃO-1-300x128

Os Pontos Fixos

Mapa-dos-Pontos-Fixos-300x128Lista-dos-participantes-300x128

 

Kit de Apresentações

Plano-de-Vida1-300x128Andamento-do-Projeto-1-300x128 Metas-do-Projeto1-300x128

 

Identidade Visual e Orientações

IDENTIDADE-VISUAL-REDE-COMSOL-300x128 Plano-de-Marketing-REDE-COMSOL-300x128

 

Relatórios das Reuniões do Conselho Gestor

I-Reunião-CG-300x128II-Reunião-CG-300x128III-Reunião-CG-300x129 IV-Reunião-CG-300x129 (2)

 

Relatórios Intercâmbios

intercambio-internacional-300x129

 

Relatórios dos Encontros Nacionais

I-Encontro-Nacional-Rede-300x128 II-Encontro-Nacional-300x128 III-Encontro-Nacional-300x129

 

Documentos Consolidados

Carta-de-Principios-300x128Termo-de-Referencia-300x128 Proposta-Conselho-Gestor-300x128

 

Desvinculação da rede

Carta-de-Desvinculação-300x128